Empresa

O Jornal de Leiria é uma publicação semanal, propriedade da Jorlis-Edições e Publicações, Lda. que surgiu em Abril de 1984, nascida da vontade de um grupo de alunos da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo (Leiria) de abordar, com espírito de ruptura o passado e com o intuito de dar uma nova perspectiva ao jornalismo de proximidade. Objectivos, para os quais, não são de descurar as mudanças socio-políticas ocorridas com o 25 de Abril de 1974.

Já naquela época havia a preocupação de profissionalizar o jornalismo regional, de o desvincular do poder local e de ter uma estética apelativa. Face a uma postura mais empresarial no que toca à sua gestão, quatro anos depois do seu início, o jornal foi vendido à Jorlis – Edições e Publicações, Lda. Esta editora, então liderada pelo empresário José Ribeiro Vieira, lançou-se na construção de um grupo de media, tendo adquirido outros títulos em Pombal, Alcobaça e Caldas da Rainha.

Hoje, o Jornal de Leiria conta com secções de Sociedade, Política, Desporto, Economia, Cultura & Lifestyle, tendo evoluído em termos gráficos e de linguagem adoptada, reflectindo uma actualização constante, exigida pelo público urbano e cosmopolita a quem se dirige.

Esta evolução permitiu-lhe ser considerado em dois anos consecutivos como o jornal regional com o melhor design na Península Ibérica (tiragens de 15 mil exemplares), nos prémios - Lo Mejor del Diseño Periodístico España & Portugal

  • Medalha de Prata 2014 - ÑH11
  • Medalha de Ouro 2013 - ÑH 10
  • Medalha de Ouro 2012 - ÑH 9
  • Medalha de Bronze - Reportagem 2013 - ÑH 10

A JORLIS Edições e Publicações, Lda

A JORLIS é uma empresa de comunicação social regional, fundada em 1988 para editar o Jornal de Leiria. Participada maioritariamente pela MOVICORTES, grupo empresarial com sede em Leiria, a JORLIS está presente em Leiria através de centros de produção de informação e de apoio logístico e comercial.

Além do semanário Jornal de Leiria, são produzidos e editados pela JORLIS suplementos temáticos, revistas, livros e outras publicações para instituições ou empresas. A revista “250 Maiores Empresas do Distrito de Leiria”, publicada desde 1991, tem marcado o desenvolvimento deste tipo de projectos e é actualmente uma referência. A edição de livros e publicações especializadas é outra área de actuação da empresa.

Com esta estratégia e uma adequada estrutura e organização, a JORLIS criou um sistema de comunicação e informação regional interactivo e dimensionado para cobrir com eficácia uma região com mais de 500 mil habitantes.