Entrevista

“A Europa vai ter de canalizar os seus esforços de financiamento para a defesa”

22 mai 2025 08:00

João Mota, administrador da Void Software, tecnológica de Leiria, anuncia expansão para os EUA e Suíça e a aposta na defesa europeia. Com faturação de 4,2 milhões, a empresa lidera agendas do PRR, investe em startups e desenvolve produto

Jacinto Silva Duro

O que levou a Void a abrir uma filial nos EUA? As últimas políticas da administração Trump tiveram impacto na vossa operação?

O que se está a passar na administração, até justificou mais a decisão. Incorporámos a empresa em Janeiro de 2024, em Nova Iorque, porque já tínhamos um histórico significativo naquele mercado, com um representante, a trabalhar com base num acordo de agenciamento e, entretanto, assegurámos mais alguns acordos com outras pessoas e o volume de negócios cresceu noutros estados dos EUA. Temos clientes na Carolina do Norte, na Flórida, na Geórgia e no Texas, entre outros locais. A primeira startup com quem iniciámos um processo de venture building, é da Califórnia, de Venice Beach, que trabalha muito com estúdios de Hollywood. Entretanto, percebemos que precisávamos de mais proximidade com aquele mercado. A nossa motivação foi, essencialmente, comercial, para nos podermos apresentar como uma empresa norte-americana. Na Void Software LLC, não temos programadores porque é tudo feito em Leiria e escolhemos Nova Iorque por razões de percepção de marca. A abertura no mercado norte-americano enquadra-se numa estratégia de continuar a aumentar as exportações. Começámos a anunciar-nos como empresa apenas quando foi constituída a SA, em 2017, porém, já existíamos há dez anos. Nessa data, apostámos na internacionalização e começámos a crescer a um ritmo completamente diferente. Além dos Estados Unidos, focámo-nos na Suíça e no Reino Unido, mas vamos abrir também na Suíça este ano.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ