Entrevista

Alexandre Tavares: “A resiliência é um dos grandes desafios dos sistemas de abastecimento de água"

16 out 2020 12:14

Para o presidente da Águas do Centro Litoral (AdCL), as descargas poluentes nas linhas de água “não são devidas à inexistência de soluções” e os leirienses devem ter “orgulho” na ETAR das Olhavas.

Maria Anabela Silva

A Águas do Centro Litoral (AdCL) foi criada há cinco anos, resultante da agregação de três sistemas multimunicipais: Lis, Aveiro e Baixo Mondego-Bairrada. Que ganhos trouxe esta agregação?
Aquando da agregação, os três sistemas tinham graus de maturidade distintos. Na Simlis [Leiria] e na SimRia [Aveiro] havia uma infraestruturação que não existia no Mondego. Nestes cinco anos, conseguiu-se uma uniformização de processos e a aproximação dos níveis de maturidade dos sistemas, ao nível da manutenção de equipamentos e de investimento em novos, que só uma empresa regional tem escala para concretizar. O desígnio de constituirmos uma empresa regional que no conjunto é melhor do que as parte cumpriu-se. O programa nacional de recuperação e de resiliência prevê investimentos significativos para o ciclo da água, mas só as empresas com escala, em termos de infra-estruturas e de corpo técnico, terão capacidade de resposta, porque o tempo de execução será curto.

Falou de investimentos novos. O que está previsto para a região de Leiria?
No próximo quinquénio, a AdCL pretende investir entre 85 a 100 milhões. É um volume avultado, que não poderá esquecer o investimento em novos equipamentos, que os municípios ambicionam e que o território exige. Depois, é necessário requalificar e manter o que já existe. Este é um sector que exige uma actualização permanente de equipamento. Para a região doLis, as grandes apostas passarão pela requalificação, melhoria e optimização de sistemas. Até final de 2021, estão previstos investimentos de 11,4 milhões nesta região (Porto de Mós, Ourém, Batalha, Leiria, Marinha Grande e Ansião).

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ