Entrevista

Amândio Santos: “Na PortugalFoods tentamos elevar o orgulho em ser português”

6 fev 2022 10:50

Presidente da PortugalFoods aponta o percurso de crescimento do sector e diz que os mercados olham para Portugal como um País que tem produtos em que se associou a inovação à tradição

"O chão de fábrica não é atractivo para os jovens"
Ricardo Graça
Raquel de Sousa Silva

A internacionalização esteve na génese da actividade da PortugalFoods, criada em 2008. Qual é hoje o nível de internacionalização das empresas do sector agroalimentar?
O agroalimentar e a agricultura, vistos como dois sectores tradicionais, tiveram na última década um percurso extremamente importante ao nível dos processos de internacionalização, o que muito se deve àquilo que os clusters vêm fazendo. Já em 1994, quando se investiu no relatório Porter, Portugal olhou para esta dinâmica dos clusters como fundamental para o desenvolvimento. Para surpresa de todos, já então se dizia que o país deveria investir nos sectores tradicionais. No final da primeira década deste século, as estratégias de eficiência colectiva que foram desenhadas levaram a que o agroalimentar pensasse em cluster. Em 2012, a PortugalFoods, juntamente com todas as associações do sector agroalimentar, desenvolveu a estratégia para a internacionalização e propunha, com um conjunto de competências a adquirir, induzir nas empresas esta dinâmica de trabalhar em conjunto e de olhar para os mercados externos como importantes. Na altura estávamos em crise profunda, foi a altura da troika, o que levou as empresas a olhar para fora. Na última década, exportações do agroalimentar cresceram mais de 60%, o que demonstra que atingimos um estágio de presença das empresas portuguesas nos mercados externos que nos colocou num patamar muito satisfatório.

 

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ