Entrevista

Ana Bonifácio: “O meu sonho é que os centros de saúde venham a prescrever cultura e espaço público”

20 ago 2022 21:30

Arquitecta defende que um metro de superfície entre Leiria e Marinha Grande é “absolutamente estruturante” . Fala também da sua mais recente área de trabalho, o neuro-urbanismo

.
Joaquim Bonifácio Queiroz
Maria Anabela Silva

No próximo dia 29, assinalam-se 15 anos sobre a inauguração do Polis, em Leiria. Passado este tempo, como é que a ‘menina Polis’ olha para o projecto?
Acho ternurenta a expressão ‘menina Polis’. Sinto-me nova (risos). Foi um baptismo jornalístico do Notícias de Leiria e do António José Laranjeira. Faz-me voltar aos tempos em que o Polis começou a nascer, ainda como projecto Sistema Rio, que se iniciou na Câmara de Leiria e que juntava muita gente.

Como é que entrou no ‘barco’?
Conclui a licenciatura e tinha de fazer estágio. Concorri às Câmaras de Lisboa e de Leiria. Em conversa com o director do Departamento de Urbanismo do Município de Leiria, o arquitecto António Moreira de Figueiredo, este perguntou-me o que é que eu gostava de fazer em Leiria. Respondi que gostava de trabalhar as margens do rio. Usava muito a Rodoviária e nessas incursões fui despertando para o facto de não só o edifício, mas até a cidade, estarem de costas voltadas para o rio. Achava importante desenvolver a ideia de que o rio era importante como elemento natural de ligação à cidade. Tive a sorte de haver já uma equipa constituída [na câmara] para fazer esse trabalho, mas sem tempo para tal. Acabei por ser um peão que operacionalizou e desenvolveu o projecto. Quando veio o programa Polis, fizemos a adaptação ao plano estratégico traçado pelo Governo.

Olhando para o impacto que o Polis teve na vida das pessoas, qual a principal lição a tirar?
Fazer cidade é sempre um processo. Olhando para trás, só vejo pontos positivos. O Polis foi

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ