Entrevista

Ana Moniz: “O que a escola tem de menos positivo é ver só o aluno”

7 set 2023 09:00

Professora do ensino especial do Agrupamento Fernão do Pó, venceu o Global Teacher Prize Portugal 2023. Admite ser uma fazedora de espaços e acredita que a inclusão é possível quando todos querem

Ana Moniz
Ricardo Graça

Venceu o Global Teacher Prize Portugal. Surpreendida?
Sim. Quando se faz o que se gosta, não se está à espera de reconhecimento. O reconhecimento é ver o sucesso dos miúdos, a confiança que os pais têm no nosso trabalho e dos colegas. Não estava à espera que as pessoas achassem que o que eu faço no meu dia-a-dia era digno de um prémio.

Que qualidades é que a distinguem?
Um dos organizadores das Mentes Empreendedoras disse que sou uma empreendedora de práticas. Como sou muito assertiva, levo as pessoas também a fazer. Não me limito só a trabalhar com os alunos, mas tento que as dinâmicas sejam diferentes, na maneira de encarar os miúdos quer tenham alguma problemática cognitiva quer tenham problemas sociais e emocionais, e existem muitos. Sou realmente muito assertiva. Mas faço-o de uma forma natural.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ