O final das férias coincide com período de maior recrutamento por parte das empresas. Que tipo de profissões são mais solicitadas na nossa região?
Profissões técnicas, como as engenharias, e administrativas, como controlo da gestão e contabilidade.
Os cursos mais apetecíveis para os estudantes coincidem com as necessidades das empresas?
Neste momento, as engenharias estão no topo das preferências dos jovens que entram para a faculdade. A seguir, medicina. Também percebi que houve aumento de candidaturas para o ensino, o que não é habitual, e é também necessário. Portanto, de maneira geral, parece-me que os jovens estão a aderir às áreas necessárias.
Muitos empresários lamentam a falta de preparação dos recém-licenciados à chegada do mercado laboral. Tem existido por parte do ensino superior mais investimento na componente prática?
Depende, existem instituições onde se nota esse investimento e outras onde isso não se verifica tanto. Há grandes escritórios de advogados, por exemplo, que não recebem candidatos vindos de determinada universidade, precisamente porque tem cursos muito teóricos. Por outro lado, as empresas também têm de se abrir mais aos estágios. Seria uma situação onde todos ganhariam.
O problema é que, nalgumas escolas, os próprios docentes nunca tiveram experiência prática.
Nalgumas escolas isso acontece. Noutras não. Pelas entrevistas que faço, os candidatos
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.