Quem é o João Almeida, fora da bicicleta?
Esta pergunta é difícil... Eu passo a maior parte do tempo na bicicleta, a treinar, em corridas e em estágios. O João ‘normal’ também gosta de estar com os amigos, de fazer coisas normais e é uma pessoa calada. Gosto de andar de kart e de fazer outras actividades, mas passo a maior parte do tempo fora, com a equipa... divido o tempo entre Andorra e Portugal.
Como começou esta aventura no ciclismo?
Eu sempre andei de bicicleta, desde pequeno, desde que me lembro. Comecei a fazer algumas corridas federadas aos 13 anos, mas sempre fiz desporto. Fazia natação, futebol, entre outros, e decidi trocar para o ciclismo em termos competitivos e gostei. Fui fazendo mais corridas, cada vez mais, e acabou por ser uma evolução natural.
E porquê o ciclismo?
Eu gostei da competitividade, embora ainda fosse bastante novo e as coisas fossem bastante diferentes do que são hoje. Gostei do espírito de equipa porque, independentemente de quem ganhasse e dos escalões, a equipa estava sempre no convívio e eu gostava desse ambiente.
Sempre foi um objectivo chegar a este nível de competição?
Não. Até aos meus 16/ 17 anos eu gostava de ciclismo e da competição mas não pensava muito além disso. Só gostava e queria ser dos melhores, portanto treinava bastante e esforçava-me. Depois naquele salto dos 17/18 anos comecei a perceber que até tinha algumas qualidades e comecei a esforçar-me e a preocupar-me mais. Consegui adquirir uma boa forma física, as corridas iam correndo bem e uma pessoa acaba por ganhar motivação pa
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.