Entrevista

Bruno Pereira: “Para o tecido empresarial e industrial crescer tem de existir mais habitação”

17 set 2023 14:30

O presidente de direcção da ACISN entende que são necessárias respostas de habitação na Nazaré, sob pena desta perder locais para concelhos vizinhos

Bruno Pereira
Ricardo Graça
Daniela Franco Sousa

Que balanço já é possível fazer da actividade turística deste Verão na Nazaré?
Setembro ainda é cedo para fazer uma avaliação de como correu o Verão. É preciso aguardar até Outubro para termos dados mais concretos. Saliento que a Nazaré já não é um mercado de três ou quatro meses como era antigamente, trabalhando praticamente 11 meses, havendo uma paragem, que é relativa, depende das ondas, e que acontece geralmente entre o início de Janeiro e o Carnaval, em Fevereiro. Além disso, este foi um ano atípico para Portugal com alguns factores a influenciar o turismo no nosso País. A guerra na Ucrânia, também a diminuição de casos de Covid-19, tornando outros países mais competitivos com o seu turismo, que passaram a competir com Portugal. E, a nível nacional, tivemos também a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento que nos trouxe milhares de pessoas. E não podemos esquecer que há novos mercados a aparecer. Temos de estar atentos a isso.

No caso concreto da JMJ, que mais- valias trouxe à Nazaré?
As jornadas trouxeram mais visitantes, mas podem não ter tido reflexo no número de dormidas ou de consumo. A Nazaré está nas bocas do mundo. Sua Santidade falou diversas vezes na Nazaré e temos pessoas de cada vez mais nacionalidades a visitar-nos. Isso obriga-nos a ter mais responsabilidades nos serviços que prestamos, porque pretendemos, no futuro, que quem nos visite fique alguns dias de modo a conhecer todo concelho da Nazaré.

Como referia, o turismo da Nazaré deixou de se cingir à época estival para se prolongar por quase todo o ano. E há eventos que captam o interesse de largos milhares de visitantes. O Campeonato Mundial das Ondas Gigantes é disso exemplo…
Num dia de ondas gigantes podemos ter muitos milhares de pessoas na Nazaré. A promoção que o Município da Nazaré tem feito ao longo dos últimos anos abrange muito o desporto ligado à praia e mar. Temos actualmente as ondas, mas também o futebol de praia, o andebol de praia, com vários campeonatos europeus e nacionais a passar pela Nazaré. E a Nazaré não é só praia, estamos a trabalhar outras vertentes, que não apenas o turismo, incluindo as outras freguesias, Famalicão e Valado dos Frades, com projectos a longo prazo.

E a vila está preparada para acolher tantos visitantes? Estou a lembrar- me, por exemplo, da dificuldade que é encontrar estacionamento. Para o fluxo que tem, neste momento não está preparada. Mas não quer dizer que

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ