Entrevista

Entrevista | Dino D'Santiago: “Sempre se culpou o pobre por ser pobre. Eu vim de lá e culpavam-nos por existirmos”

13 nov 2025 08:00

No livro de estreia, o músico revisita as origens, à procura de um lugar no mapa onde cabem Portugal e Cabo Verde (Fotografia de Ricardo Graça)

“Continuam a ser as mesmas pessoas a morrer, a serem um alvo fácil de abater ou a serem despejadas como se nada fosse”
Ricardo Graça

Cicatrizes é o título do primeiro livro escrito por Dino D’Santiago, em que publica meia centena de textos de natureza íntima e autobiográfica. A estreia literária do músico nascido no Algarve em 1982, filho de pais cabo-verdianos, foi o mote para o encontro com o público durante a terceira edição do Nexxt Leiria, no final de Outubro. Dino D’Santiago regressa a Leiria já em Janeiro, a propósito da apresentação, no Teatro José Lúcio da Silva, da ópera Adilson, em que assina o conceito, encenação, libreto e dramaturgia, a partir de um texto de Rui Catalão.

Que textos são estes que estão agora reunidos nesta estreia literária?
São textos que não nasceram para fazer parte de um livro. São textos de muita análise instrospectiva, espiritual e de uma procura pelo meu lugar no mundo sem a intervenção do exterior, ou seja, sem rótulos e sem o peso da responsabilidade que às vezes te atribuem por um título de uma palavra que te deram. Cantor, escritor, pintor, eu vejo estes títulos com outra dimensão. E como vejo de onde estou a partir, não sinto que venho desse espaço.

Porquê partilhar com os leitores sentimentos e pensamento tão íntimos?
Fui convencido por pessoas boas. O editor [Jorge Silva] e a Lúcia Garcia [assessora e gestora de projectos]. Foi a emoção deles e o acreditarem que isto poderia ser um livro que inspirasse outras pessoas, que me convenceu. E só depois de o livro sair é que eu vi que realmente fez sentido.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ