Entrevista

Filipe Duarte Santos: “Para lutar contra a seca, podemos reciclar a água e dessalinizar”

23 fev 2022 15:42

O geofísico diz que Portugal deixou de ter anos húmidos e que é urgente conseguir outras fontes de água para consumo humano e agricultura

"[A alteração climática] é um problema que nos acompanhará e aos nossos filhos, netos e bisnetos. A alteração climática não se resolve em décadas. Na melhor das hipóteses, levará 150 anos..."
DR
Jacinto Silva Duro

Nos últimos tempos, ouve-se muito a expressão “Portugal tem de se habituar às novas estações do ano”. Perdemos mesmo as quatro estações?
As estações continuam. Resultam da inclinação do eixo da Terra, relativamente, à perpendicular ao plano da órbita do nosso planeta em torno do sol. O que está a acontecer é relativo às temperaturas médias. O que se observa no planeta e, em particular, na Península Ibérica e em Portugal, é que a média da temperatura subiu em todas as estações meteorológicas, sejam elas no Pólo Norte ou na Argentina. Além disso, a média da precipitação baixou. Em Portugal continental, em vez de termos anos húmidos, anos normais e anos secos, agora, praticamente não temos anos húmidos, temos apenas os normais e os secos.

E este ano é seco?
Sim, é. Tivemos uma seca grave entre 2004 e 2005. Depois, 2017 também foi um ano mau. Desde 2004 até agora, em oito desses anos, tivemos precipitação baixa. O clima que, no passado era predominante no norte de África, está a saltar para o sul da Europa e, no norte de África, o clima está a ficar mais próximo do deserto que está a crescer do sul. A Califórnia, neste momento, vive uma seca e tem tido secas sucessivas. Na Austrália e, em certas regiões no sul da África, a mesma coisa. Esta mudança no clima tem origem nas emissões de gases com efeito de estufa para a atmosfera. Os cientistas

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ