Entrevista

João Paulo Delgado: “Os nossos pais foram os primeiros a dizer que não queriam os filhos na pesca”

16 mai 2022 09:00

O presidente do Conselho de Administração da Mútua dos Pescadores defende que é necessário incentivar os jovens para se aproximarem e manterem no sector

.
Ricardo Graça
Daniela Franco Sousa

A pesca da sardinha retomou há uma semana. Como está a correr este início de safra?
Nos primeiros dias de captura tem-se verificado sardinha em abundância e de qualidade.

As tréguas da pandemia, o regresso do turismo e dos arraiais também prometem animar o sector.
Claro que sim. Boa parte da sardinha é consumida em fresco nestas festividades e o aumento do turismo também vai contribuir para uma procura mais acentuada. E nos meses de Verão os preços costumam aumentar significativamente, animando o sector do ponto de vista dos rendimentos.

As possibilidades de captura muito escassas eram um dos problemas apontados pelos pescadores. Este ano, o limite de captura aumentou. Corresponde às expectativas?
Sim. Parte do que se reivindicava era que se pudessem capturar à volta das 30 mil toneladas. São permitidas 29.400 toneladas. É perto do que se pretendia. Agora, o importante é ir aferindo o estado real do stock ao longo

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ