Entrevista

João Vieira Lopes: “Ainda há muitos empresários que consideram o investimento em formação como um custo”

5 out 2023 09:00

O presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal fala sobre a elevada carga fiscal e sobre o conjunto de “taxas, taxinhas e taxolas”, que custam dinheiro e tempo às empresas

Daniela Franco Sousa

O que moveu a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) a realizar uma jornada sobre Comércio, Serviços e Competitividade em Leiria?
A CCP resolveu nestas jornadas, que se iniciaram este ano e que terão continuidade no futuro, não centralizar tudo em Lisboa e por isso vamos para outras zonas do País. Até porque hoje há a flexibilidade de se poder assistir por video-conferência ou de modo presencial, que continua a ser fundamental. Vamos procurar fazer em zonas que tenham desenvolvimento económico, por um lado, e por outro, também naquelas que tenham comércio a progredir. E noutra fase faremos também nas zonas mais deprimidas. Pensamos que convém à confederação, que tem associações por todo o País, entre associações sectoriais, serviços etc., fazer uma cobertura ampla e não restringir ao que muitas vezes é tradicional, que é Lisboa e Porto.

E Leiria insere-se entre as zonas de desenvolvimento económico pujante?
Exactamente, até porque as estatísticas o mostram. Não só em termos de comércio concretamente, mas da sua economia geral, Leiria tem progredido. Inclusivamente, o comércio de Leiria até progrediu mais do que a média nacional. Isso é significativo. É um indicador que mostra a vitalidade da região.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ