Entrevista

José Luís Sismeiro: “Há muitas empresas a trabalhar sem habilitação legal”

27 ago 2020 14:35

O novo presidente da Aricop reconhece que a reabilitação é “estruturante”, mas admite que “é mais fácil fazer novo”. Lamenta a incapacidade do sector da construção em atrair jovens e entende que o Estado tem um papel a cumprir na valorização das profissões tradicionais

Novo presidente da Aricop diz que imagem das profissões tradicionais "está muito distorcida"
Jacinto Silva Duro
Raquel de Sousa Silva

Que impactos trouxe a pandemia de Covid-19 ao sector da construção?
Na fase inicial, alguns dos nossos associados tiveram de parar à força, porque estavam mais ligados às obras públicas. A maior parte da actividade ligada à construção habitacional foi-se mantendo, porque se trabalha ao ar livre. O nosso sector ainda tem bastante resiliência e tem conseguido ultrapassar. Não foi um dos sectores mais afectados. Bem bastou a crise anterior que, essa sim, deixou poucas empresas a laborar e obrigou muitas a uma grande reestruturação. Nesta fase, ainda devido à pandemia, os promotores têm reduzido a vontade de continuar a investir. Temos tido muitos que neste momento estão a abrandar. Tinham projectos em andamento que cancelaram, ou então vão protelar o investimento. Os impactos vão sentir-se em breve.

No que toca ao investimento público, tem sido pouco…
Desde 2011 que contraiu muito. As autarquias têm conseguido manter um nível de produção razoável, mas a Administração Central tem feito muito pouco. A manutenção, por exemplo, continua a não ser devidamente valorizada. Há escolas, tribunais, conservatórias sem acessos para deficientes, edifícios onde não se investe na altura certa e depois é preciso gastar muito mais. Vai-se empurrando para o orçamento do ano seguinte, demora-se muito tempo a tomar decisões. Devia haver mais agilidade e mais flexibilidade nas obras de conservação.

O que está previsto para este ano e para o próximo pode ajudar o sector a ganhar nova dinâmica?
Tudo o que vier é benvindo. O Plano de Recuperação Económica e Social de Portugal 2020-2030 contempla uma série de prioridades, nomeadamente infra-estruturas viárias e rodoviárias, e até habitação social, que tem sido o parente pobre da habitação, é quase inexistente. Mas é importante haver mais investimento ao nível da habitação social, porque continua a haver muitas famílias a precisar de habitação e a não a conseguir adquirir, ou mesmo arrendar. É dever do Estado facilitar habitação condigna para todas as pessoas.

Por que é que o custo da habitação não baixa?
A crise de 2008 colocou os preços num patamar muito baixo. Desde então, deixou-se praticamente de construir, porque não era rentável, e também não havia muitos que conseguissem comprar. Ultimamente, o sector tem tido novo dinamismo, que me parece até um bocadinho exagerado, não sei se o mercado vai suportar a oferta que entretanto estará aí. O facto de as taxas de juro estarem muito baixas está a fazer com que muitos investidores que nada têm a ver com o sector optem por investir nesta área, em vez de deixarem o dinheiro no banco.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ