Assinala-se na próxima segunda-feira, 9 de Dezembro, o Dia Internacional Contra a Corrupção. Que retrato faz do problema em Portugal?
A situação em Portugal é dramática, não só porque é má, mas também porque tem vindo a piorar. No último relatório da organização Transparência Internacional sobre índice de percepção da corrupção, publicado em Janeiro, Portugal ocupava o 34º lugar. Comparando com países africanos ou da América Latina, não será mau, mas no contexto europeu não é nada satisfatório.
Já chegamos a estar na 23.ª posição.
Isso é o mais dramático, o caminharmos tendencialmente para posições piores. Em 2000, ocupávamos a 23ª posição, a par da Irlanda, que hoje está em 11º lugar. Eles melhoraram e nós piorámos. Isto aconteceu, porque tivemos muitos casos de corrupção. Os casos têm-se sucedido, marcando a vida política portuguesa, mas também a vida económica e social. Recordo, por exemplo, a corrupção associada ao Euro’2004, à compra de submarinos, à banca (BES, Banif, BPN e BPP), à obra da Ponte Vasco da Gama e aos fundos europeus.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.