Entrevista

Pedro Pimpão, presidente da Câmara de Pombal: “Já se percebeu que a nossa riqueza é fruto da nossa diversidade”

9 mar 2022 11:01

O autarca diz que as autarquias têm de ser mais profissionais para captar os maiores apoios comunitários de sempre. Visiona uma região unida e a apostar na energia, tecnologia e mobilidade

"Sinto que a CIM fala a uma só voz. Sinto que os autarcas estão mais comprometidos a trabalhar em parceria, independentemente da cor política"
Ricardo Graça
Jacinto Silva Duro

Quais são os eixos de desenvolvimento para Pombal que pretende promover no seu mandato?
O principal eixo de desenvolvimento de Pombal passa pela questão económica: termos mais empresas e mais emprego qualificado. É a única forma de mitigar as projecções demográficas das próximas décadas. Queremos atrair e fixar pessoas e criar valor no território. Com mais empresas, outras dinâmicas de responsabilidade social, de colaboração com projectos culturais e sociais surgirão. O território onde estamos integrados - eixo Pombal, Leiria e Marinha Grande - é dinâmico e cresceu e afirmou-se ao longo das últimas décadas. É um factor que torna o nosso território atractivo e temos que consolidar e aumentar a nossa oferta aos novos investidores. Temos várias iniciativas para chegar a esse fim. A primeira é dar uma nova dinâmica ao Gabinete de Apoio ao Investidor e ao Desenvolvimento Económico. Torná-lo mais dinâmico, mais proactivo e mais próximo dos empresários e não reactivo, como era no passado. Quero que seja a Câmara a ir à procura dos investidores, a perceber o que precisam, a perceber as tendências do mercado e a forma como poderemos captar novos investimentos. Isso passa por as pessoas perceberem que, na autarquia, há técnicos, há responsáveis e uma unidade orgânica que responde directamente aos empresários. Depois temos o Guia do Investidor, conjunto de condições e de incentivos para haver mais investimento no concelho. Paralelamente, aumentaremos as zonas empresariais. Estamos a identificar e a adquirir terrenos para o fazer. Outra iniciativa é a criação da Via Verde para o Investimento, uma forma de desburocratização interna, com gestores de processos, que acompanharão os pedidos e ajudarão na interacção com outras entidades. O principal reparo dos empresários é a necessidade de agilização de licenciamentos, sob pena de se perder oportunidades. Vamos ainda criar o Espaço Empresa, com o IAPMEI e AICEP, para divulgar os programas de financiamento, e criar um Conselho Económico, com os empresários, para que se desenvolva uma estratégia.

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) dá muita atenção a empresas tecnológicas e a startups.
Pombal quer ser terreno fértil para essas empresas? Vai sê-lo. É o último ponto do nosso plano: incubação e aceleração de empresas. Queremos estar de forma activa neste segmento. Temos de ajudar os nossos jovens criadores no desenvolvimento das suas ideias. Sejam elas empresariais, culturais, desportivas ou sociais! Hoje, cria-se valor em várias áreas do saber, não só na área industrial. Queremos um centro de apoio e de estímulo à inovação e ao conhecimento. Em simultâneo, será incubadora com aceleradora de empresas e de startups tecnológicas.

Quais serão os parceiros?
O Politécnico de Leiria e a Startup Leiria. Ainda hoje, assinei como o presidente do politécnico a candidatura conjunta de consórcio, para termos uma

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ