Entrevista

Alexandre Antunes: “O exercício é tão ou mais importante como qualquer medicamento”

2 out 2025 08:00

O coordenador da Unidade de Reabilitação Cardíaca de Leiria revela que, desde a sua criação, em 2017, o serviço já reabilitou cerca de 400 pessoas

Alexandre Antunes, cardiologista
Ricardo Graça

As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte. Como reverter esta situação?
Temos de actuar em vários níveis de prevenção. Agora até se fala muito na prevenção primordial, que é incidir nos factores ambientais e na gravidez, factores mesmo antes de nascermos. Depois vem a prevenção primária, que deve ser feita antes de haver o evento ou antes da doença. Aí é importante incidir na comunidade, sobretudo em idades mais jovens, como no pré-escolar. Quando a doença está diagnosticada e, sobretudo, quando há um evento, é importante incidirmos na prevenção secundária, onde se insere a reabilitação cardíaca, que se destina aos doentes que já tiveram um evento ou que já têm o diagnóstico, e tem o objectivo de os ajudar a controlar a doença, para que ela progrida o menos possível.

A reabilitação aplica-se a todo o tipo de eventos?
Basicamente, todos os doentes com patologia cardiovascular são elegíveis para a reabilitação. O clássico na reabilitação é o doente que sofre um enfarte e depois é reabilitado. Mas, actualmente, aplica-se desde o doente com insuficiência cardíaca a quem tem a doença coronária. O doente que implanta dispositivos, não só o pacemaker, mas também aqueles que têm, por exemplo, os desfibrilhadores ou os dispositivos de ressincronização cardíaca, os doentes pós-transplante, pós- -cirurgia cardíaca em geral, e agora até se está a perceber a importância nos doentes oncológicos, pois especialmente a quimioterapia e a radioterapia, são tratamentos cardiotóxicos. Portanto, a reabilitação cardio-oncológica está a nascer na reabilitação cardíaca e na cardiologia preventiva. É um caminho para desbravar e que os doentes beneficiam brutalmente, não só a nível físico, como do humor e da dor. A reabilitação cardio-oncológica é muito importante.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ