Entrevista

Catarina Dias: “Todos e todas devem ter acesso à formação artística”

6 jul 2023 08:37

Programadora do Jazzmatazz! e autarca na União de Freguesias de Marrazes e Barosa

Programadora do Jazzmatazz! e autarca na União de Freguesias de Marrazes e Barosa
Ricardo Graça

Formada em Sociologia, é originária de Alcobaça, mas reside em Leiria, onde desempenha funções no executivo de uma das maiores unidades territoriais do concelho, a União de Freguesias de Marrazes e Barosa.

É nesse contexto que Catarina Dias tem a responsabilidade de programar o festival de música Jazzmatazz!, entre outros projectos em que intervém, no âmbito social e da cultura.

Anteriormente, esteve ligada ao projecto Paredes Com História, dedicado à arte pública e pintura mural, em Leiria.

Foto de Ricardo Graça.

Com que objectivos começaram o Jazzmatazz!, em 2019?
Acontecia (e acontece) muita coisa em Leiria, mas havia uma centralização muito grande nos eventos. E achámos, até porque temos uma filarmónica que é uma das associações mais antigas do concelho, tendo um histórico de músicos e de música aqui na união das freguesias, que era importante haver um evento, nascido, criado, aqui, com o intuito de democratizar o acesso à cultura e à arte.

A descentralização da programação cultural ainda está por fazer?
Já se deram passos importantes, e todos os anos vemos essa mudança, mas ainda há, de facto, muito para fazer. E dar, também, a devida importância às filarmónicas. Além de o jazz ser uma dimensão artística que o executivo, de que eu faço parte, admira, e que consome enquanto público, tem que ver com a questão da aprendizagem e da formação, porque muito dos músicos de jazz começaram nas filarmónicas. Podemos fazer um paralelismo: as filarmónicas, desde sempre, tiveram esse papel de democratização, e o jazz, também desde o início, nunca foi de elite. Na verdade, era do povo.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ