No Verão, há quem faça dietas mais drásticas para perder peso rapidamente. Que implicações podem ter na saúde?
Uma alteração de estilo de vida é sempre positiva. O que é preocupante é quando as pessoas querem fazer tudo de um dia para o outro. O papel do nutricionista é ensinar as pessoas a comer correctamente. Queremos que este ensino se mantenha todo o ano. Nas dietas muito restritivas, para perder peso rapidamente, normalmente não temos os resultados esperados. O que temos é uma perda de massa muscular e de água, que não se pretende. Muitas vezes, quando há perda de peso repentina, as pessoas ficam muito satisfeitas para a época de Verão, mas quando se ‘desleixam’ ligeiramente acabam por recuperar rapidamente. O grande problema é que aumentam a massa gorda e diminuem mais a massa muscular. Quando isto é feito repetidamente vai ter repercussões em termos de metabolismo.
É possível ter férias ‘saborosas’ sem quilos a mais?
É, ou pelo menos tentar que não venham demasiados quilos a mais. Se as pessoas sabem que vai haver um jantar melhorado, bem regado, durante o dia devem ter alguns cuidados alimentares. Não é saltar refeições, porque isso dá mau resultado, pois temos tendência a comer mais na refeição seguinte e o nosso organismo vai absorver tudo aquilo que devia ter consumido anteriormente. A alimentação tem de ter um equilíbrio. Todos tiramos prazer da alimentação, isso é um factor fundamental: comer coisas que gostamos e nos sabem bem. É tentar manter o equilíbrio entre uma alimentação saudável e alguns petiscos, que devem ser consumidos sem abuso. Costumo dizer: nem sempre nem nunca. O equilíbrio faz parte de uma alimentação saudável.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.