Entrevista

Laetitia Gaspar: “Há na sociedade actual uma desvalorização do sono”

13 jun 2024 08:30

Com raízes em Pombal, a investigadora acaba de ser premiada pelo trabalho na área da apneia do sono, uma doença que está sub-diagnosticada e que, se não for tratada, “é uma bomba-relógio”

Laetitia Gaspar
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

Acaba de ser distinguida com uma das Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência. O que representa para si este prémio?
Fiquei muito feliz. É um prémio que tem muito impacto, pelo valor e significado, no sentido de dar visibilidade e destacar o papel da mulher na investigação e na ciência.

Ainda faz sentido um prémio só para mulheres?
Faz. A desigualdade entre homens e mulheres ainda persiste, embora a uma escala um pouco diferente do que acontecia há uns anos. As mulheres já estão em maioria em cursos de licenciatura e de mestrado e, até, em alguns doutoramentos. A desigualdade coloca-se, sobretudo, em posições de liderança, onde há mais homens. Continua a haver a ideia de que a mulher não é tão decidida ou tão determinada e que é mais emotiva. E, se até tem mais ambição, muitas vezes, é vista de uma forma menos positiva. Gostava que chegasse o dia em que estes prémios deixassem de existir, porque significava que tínhamos alcançado a igualdade entre homem e mulher. Na ciência ainda não estamos lá.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ