A Confraria de Nossa Senhora da Nazaré tem um novo projecto, a construção de um novo lar de idosos. No que se distinguirá esta resposta social?
Estamos a desenvolver o projecto para a criação de um lar novo. O nosso tem mais de 40 anos e já foi feito numa estrutura mais antiga. Teve três evoluções diferentes, mas foram sempre situações de arranjos e nunca teve uma solução de fundo. Hoje, o que pretendemos é ter uma resposta que seja melhorada, em termos de qualidade, de conforto, mas que também seja inovadora na perspectiva do portefólio dos serviços que queremos oferecer. A inovação passa pelo lar dispor de serviços de fisioterapia, serviços esses que a maior parte dos lares não tem acoplado. E dentro da fisioterapia, a aquaterapia, que para a população idosa é muito facilitadora da mobilidade. E também dois espaços técnicos para tratar as demências, as doenças de Parkinson e Alzheimer. Queremos ter esta oferta incluída nos nossos serviços. O lar terá capacidade para 80 pessoas. Será um investimento de 4 a 5 milhões de euros, que iremos candidatar a apoio do Portugal 2030.
A obra estará pronta quando?
Sendo razoável, entre aprovação, licenciamento, financiamento, talvez a obra inicie em dois anos, para estar concluída daqui a três anos e meio.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.