Entrevista

“O meu objectivo é que os meus olhos sejam os olhos do leitor”

3 abr 2023 10:42

Nuno André Ferreira, fotojornalista, regressou recentemente de Kiev, na Ucrânia, onde contactou com histórias dramáticas da guerra. Continua a ser adepto da película e da fotografia documental para garantir a memória futura

Foi um dos primeiros fotojornalistas portugueses a ir para a fronteira da Hungria, quando a Rússia invadiu a Ucrânia. E a testemunhar o maior êxodo de refugiados na Europa desde a II Guerra Mundial.

A minha primeira ida para a Hungria tem uma marca super importante, porque fui acompanhar a questão social e não propriamente o conflito militar: as pessoas que estavam a fugir da Ucrânia e a entrar em território húngaro, de onde eram encaminhadas para a capital ou para outros países da Europa. Vivia-se um ambiente muito pesado. Eram sobretudo mulheres e crianças, mas, acima de tudo, eram seres humanos que estavam a ser empurrados para fora de casa, por questões que lhes eram alheias. Via um sofrimento enorme, pessoas que tiveram que deixar tudo para trás, desde os bens à família.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ