Entrevista

Orlando Pereira: “Isto não é uma luta dos professores, é uma luta pela educação ”

12 jan 2023 11:46

O delegado sindical do S.TO.P garante que a luta dos professores é em defesa da escola pública e pela qualidade de ensino e que o sindicato defende todas as classes da escola

Orlando Pereira é docente no Agrupamento de Escolas de Colmeias
Ricardo Graça

O S.TO.P está a ganhar força. O que difere este sindicato da Fenprof?
O S.TO.P começou a ganhar força quando foi a greve das avaliações, em 2018. Chegou um momento em que o Mário Nogueira [Fenprof] disse: ‘no mês de Agosto vamos de férias e acabou-se a greve’. E o S.TO.P foi o único sindicato que se manteve com as pessoas até ao fim. Distingue-se porque ausculta a classe docente. Foi realizado um inquérito e quatro mil docentes disseram que queriam ir para a greve. E o S.TO.P está sempre junto das pessoas. Esta greve não é só para os contratados é também para quem está no quadro de escola. Não há um discurso mais próximo da antiga geringonça ou da esquerda normal. Só vamos parar à greve quando todos forem auscultados. Ou seja, tem de se votar que a greve acabou. O Mário Nogueira foi uma figura estonteante nos anos 90. Neste momento, está um bocadinho ultrapassado.

Quais as vossas reivindicações?
Não queremos nada que não seja nosso. Deram-nos dois de nove anos congelados, quando aos outros funcionários públicos deram todos. Por uma questão de equidade, se eles têm, nós também temos.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ