Entrevista

Paulo Machado: “A nossa situação demográfica não é sustentável”

8 jun 2023 09:10

O presidente da Associação Portuguesa de Demografia diz que estamos numa situação de “emergência” e que o desequilíbrio intergeracional põe em causa “a sustentabilidade social”

Maria Anabela Silva

As questões demográficas são há muito apontadas como um dos grandes problemas do País. Estamos a falar de uma emergência nacional?
Do ponto de vista de preocupação para os governantes e políticos, temos essa emergência desde a nossa fundação. Durante a primeira dinastia e mais tarde com a expansão ultramarina, houve necessidade de fixação de população. O próprio Estado Novo se viu nessa contingência e criou a Junta de Povoação do Interior. Não foi muito eficaz, mas a preocupação estava lá. Havia também a política de não deixar sair as pessoas, pelo que, durante anos, a emigração era clandestina. As questões da demografia colidem com o ideário democrático. Ou seja, a liberdade individual colide um pouco com orientações de natureza política para as pessoas fazerem isto ou aquilo. Há circunstâncias em que os interesses individuais podem esbarrar com os interesses colectivos. Por exemplo, não podemos impor às pessoas o ter ou não filhos.

Mas podem adoptar-se políticas mais num sentido ou no outro?
É verdade. Hoje temos um conceito de políticas amigas das famílias e da natalidade, com apoios e incentivos. Quando digo que demografia e democracia não coexistem pacificamente é porque estamos sempre no domínio da possibilidade e não da imposição. A auto-decisão sobrepõe-se ao interesse colectivo.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ