Desporto

"Temos uma exigência ao nível dos recursos humanos bastante acima dos mínimos"

16 mai 2022 09:00

Renato Cruz, presidente da Academia Desportiva do Colégio Conciliar de Maria Imaculada (ADCCMI), faz um balanço dos sete anos do projecto que aposta na formação de futebol em Leiria

Renato Cruz, de 43 anos, é comercial, deputado municipal e representante da Assembleia no Concelho Municipal de Desporto. Natural da Benedita, Alcobaça, vive há vários anos em Leiria e é pai do Tomás, um dos jovens atletas que motivou a criação da Academia Desportiva da qual é fundador e presidente.
Ricardo Graça
Patrícia Carreira Gonçalves

A poucos meses de assinalar o 7.º aniversário, a Academia Desportiva CCMI já festeja várias conquistas. Qual é o segredo?

O segredo é o trabalho feito nestes sete anos e é a maneira como o fazemos. Começámos com os escalões mais baixos e chegámos ao futebol 11 há cinco épocas. No concelho há muitos clubes com futebol, sabíamos que ia ser difícil mas a nossa política sempre foi não recrutar, formar. Os resultados já podiam ter acontecido há mais tempo mas o campeonato foi interrompido por causa da pandemia. Este foi o primeiro ano na honra e fomos campeões distritais com uma equipa financiada com a qual estamos a fazer algumas experiências, tem uma equipa técnica abrangente, coaching desportivo e até análise de desempenho através de equipamentos com GPS. Isso tudo é somado ao esforço dos jogadores.

O que faltava na região para ter nascido a ADCCMI?

Faltava um clube de Leiria, alguém a trabalhar dentro de Leiria. A Academia nasceu dentro do colégio mas o nosso trabalho não se esgota aqui e neste momento mais de metade dos atletas já não são alunos do colégio.

E porquê o futebol?

Porque era o que os nossos filhos queriam (risos). O CCMI tem uma tradição grande de andebol feminino, mas já há clubes a trabalhar muito bem essa modalidade dentro da zona urbana. No futebol encontrámos uma lacuna.

Ponderam outras modalidades?

Sim, temos o projecto a três anos de ter pelo menos duas modalidades de pavilhão. O andebol está muito desenvolvido em Leiria, o futsal tem vindo a fazer um trajecto em crescendo mas há outras modalidades como o vólei que podem surgir.

A direcção é composta por pais dos atletas. Já tinham experiência desportiva?

Somos todos da área da gestão e do marketing. Não pensámos isto como um clube de futebol, mas como gestão para ter uma academia de formação. Queríamos estar dentro de Leiria, conseguimos a parceria porque era impensável sem o apoio do colégio e quisemos os treinadores mais qualificados. Fomos dos primeiros clubes do distrito a ter certificação da federação e o nosso foco sempre foi melhorar: começámos como centro básico, no ano a seguir fomos escola e chegámos a entidade formadora.

Isso é importante?

Vivemos numa sociedade cada vez mais informada, os pais já pensam de uma forma mais racional e menos emocional e procura

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ