Abertura

Politécnico de Leiria vale 129 milhões de euros

1 nov 2019 00:00

Impacto de um dos maiores politécnicos portugueses na economia local

politecnico-de-leiria-vale-129-milhoes-de-euros
Alunos de Engenharia Automóvel em ambiente de sala de aula
Ricardo Graça
Jacinto Silva Duro

De acordo com um estudo do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), relativo a 2017 e divulgado em Abril deste ano, o impacto económico do Politécnico de Leiria é o maior entre 12 destes estabelecimentos de ensino superior, a nível nacional.

No período estudado, a instituição contribuiu com 129 milhões de euros na economia local, Num estudo semelhante encomendado pelo CCISP, em 2014, o impacto directo era de 101.008 milhões de euros. No documento, o Politécnico aparece à frente, na maioria dos indicadores, nas áreas analisadas que envolveram os três pólos de Leiria, Peniche e Caldas da Rainha.

O estudo refere que, em média, nos politécnicos analisados, por cada euro investido pelo Estado, há um retorno de três euros na economia local, mas o Politécnico de Leiria tem impacto de 4,7 euros. O orçamento atribuído em 2017 foi de 44.676 milhões. Para este estudo, foram contabilizadas as despesas realizadas por estudantes, professores e pessoal não docente,  surgimento de novas empresas e número de empregos gerados. No extremo da tabela, e para comparação, está o Instituto Politécnico de Portalegre, que tem um impacto económico gerador de riqueza anual de apenas 27 milhões de euros.

}" />