Opinião

Bot ou não bot

5 fev 2023 10:24

O ChatGPT pode ajudar as empresas a identificar tendências, fazer previsões e impulsionar a inovação

OChatGPT3 é um modelo de inteligência artificial (IA) de linguagem, desenvolvido pelo consórcio OpenAI (financiado por vários investidores, entre os quais a Microsoft). GPT significa Transformador Pré-treinado Generativo, de acordo com um tipo de tecnologia que foi criada pelo Google, por volta de 2017. Este modelo de linguagem usa algoritmos de aprendizagem para entender e gerar texto semelhante ao humano.

Este modelo tomou o mundo de assalto quando, subitamente, em dezembro, uma qualquer pessoa na internet teve acesso ao primeiro bot de IA que gera texto em segundos, sobre os mais diversos temas, de forma muitas vezes indistinguível de um ser humano. Desde responder a questões sobre gestão e estratégia, desenvolver um plano de marketing para um novo vinho, ou escrever uma história sobre como o seu amigo do Sporting é, secretamente, adepto do Porto, o chat é capaz de tudo.

Mas, curiosamente, este modelo ascendeu em simultâneo com outros que são capazes de criar imagens (e até vídeos e música) únicos a partir de instruções de texto, gerando uma forte polémica sobre o que é “arte gerada por IA” – havendo quem defenda que não é mais do que “meta plágio” (sendo que, para o autor deste texto, os modelos de geração de imagem funcionam, de certo modo, como qualquer artista, influenciados por toda a arte que viram).

O mundo da Academia vê-se, assim, a braços com uma corrida contra o “plágio de IA” (mas, mais uma vez, a questão não é nova porque qualquer aluno sempre pode pedir a alguém para lhe fazer o trabalho).

Uma área em que o ChatGPT pode ter um impacto significativo é na criação de conteúdo, seja escrevendo artigos, descrições de produtos ou gerando ideias criativas.

O ChatGPT pode gerar conteúdo de alta qualidade, com rapidez e eficiência, libertando tempo para que os seres humanos se concentrem em tarefas mais estratégicas.

Por outro lado, o ChatGPT pode ajudar as empresas a otimizar as suas operações e a tomar decisões baseadas em dados. Ao analisar grandes quantidades de dados e fornecer informações em tempo real, o ChatGPT pode ajudar as empresas a identificar tendências, fazer previsões e impulsionar a inovação (na verdade uma das áreas mais surpreendentes é a capacidade do ChatGPT programar em diversas linguagens, programas complexos, através de simples pedidos de texto, ou de fazer o inverso – analisar o código procurando erros).

Neste momento, a questão parece clara, este IA é apenas o começo e não vale a pena tentar fechar a “caixa de pandora”. Estes sistemas não vão para já substituir um programador ou um copy, mas vão aumentar em muito a sua produtividade.

No geral, a IA representa uma grande oportunidade para empresas que procuram impulsionar o crescimento e melhorar a eficiência. À medida que a tecnologia continua a evoluir, os benefícios potenciais continuarão a crescer e as empresas que forem capazes de adotar a IA terão uma vantagem significativa nos próximos anos.

Resta ao leitor adivinhar se este é um texto gerado por um bot de IA ou um clássico suposto devaneio do autor.