Opinião
CEPAE - do presente ao futuro, passando pelo passado
Quantos de nós ignoramos a importância de conhecer a história que esse património esconde e que nos diferencia e identifica de região para região!
Há pouco tempo uma criança fazia-me a pergunta: “Podes contar-me uma história ou cantar-me uma canção de quando eras pequenino como eu?…”. É através de uma pergunta tão inocente como tantas outras, embutidas na curiosidade em adquirir novos conhecimentos, que os mais pequenos nos levam a recorrer ao baú das memórias.
Como ponto de partida para este artigo, e no contexto de património, esta curiosidade leva a refletir sobre a partilha de conhecimento e uma delas, sem dúvida, é a passagem das nossas memórias para as gerações futuras.
Para este ano de 2019, o CEPAE assumiu o projeto de atualização da nossa base de dados sobre o património cultural dos municípios associados, com o objetivo de atualizar o conhecimento que temos sobre a nossa identidade, tendo como horizonte partilhar, valorizar e tornar sempre presentes as memórias que deixamos para as próximas gerações.
Como sabemos, o nosso tesouro cultural é extremamente vasto e riquíssimo e como tal não podemos reservar para nós esse conhecimento - é necessário continuar a investigar, a partilhar e a realizar dinâmicas de aproximação com a população.
Quantos de nós ignoramos a importância de conhecer a história que esse património esconde e que nos diferencia e identifica de região para região!
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.