Opinião

Cinema | Festival de Cinema de Leiria

6 mar 2020 20:00

Alerta ao leitor: chegou aquele altura do ano em que este artigo de opinião se transforma numa montra publicitária ao "Leiria Film Fest". Agora que está avisado, pode prosseguir.

Há sete anos que acontece em Leiria um festival de cinema. Não daquele cinema longo, que normalmente vemos quando dizemos que vamos ao cinema, mas do cinema curto, daquele pequenino, que dura em média 5 a 15 minutos, e que muito poucos vêem ou têm acesso a ver.

Este ano chega novamente a Leiria, mas com novidades!

No Teatro Miguel Franco acontece de 11 a 13 de Março, e na vila da Batalha, aqui bem ao lado, no Auditório Municipal acontece a 14 e 15 de Março, sempre, sempre, com entrada livre e gratuita.

Além das sessões competitivas onde são exibidos os 25 filmes seleccionados de entre mais de 900 inscrições, há também espaço para sessões especiais e muitos convidados.

São mais de 50 os convidados, desde realizadores, produtores e actores, de destacar o realizador romeno, Bogdan Muresano, que estará presente dia 12 de Março no Teatro Miguel Franco, pelas 21 horas, a apresentar o seu filme The Christmas Gift, vencedor de Melhor Curta-metragem Europeia e que esteve na shortlist final dos Oscars da Academia.

Também teremos connosco o realizador e actor Welket Bungué, que esteve esta semana no festival de Berlim como protagonista do filme de abertura, e que nos ira presentear com os filmes Arriaga, nomeado aos Prémios Sophia, e Eu Não Sou Pilatus, na sessão das 18 horas de sábado, no Auditório Municipal da Batalha.

O festival arranca na quarta-feira, dia 11, com duas sessões especiais de uma distribuidora portuguesa a Agência, e uma distribuidora espanhola a Mailuki Films, prossegue quinta-feira e sexta-feira com as sessões competitivas, sempre no Teatro Miguel Franco.

Sábado continua na Batalha, com a sessão especial do Festival de Cinema de Tomar, filmes de estudantes do Politécnico de Leiria, competição de filmes de Leiria e sessão especial do programa Cinemax, da RTP, terminando no domingo com filmes para crianças, de manhã, e a exibição dos filmes vencedores e uma sessão de filmes inclusivos, na parte da tarde.

Enfim, são muitas sessões e coisas a acontecer e o melhor mesmo será não faltar. Se por acaso não poder ir, ou não tiver interesse, por favor passe a informação a alguém, de certo que lhe irá agradecer. Até lá!

Mais informação em www.leiriafilmfest.com.