Opinião

Dicionário improvisado (XI)

1 dez 2022 16:32

Cada pessoa conta os seus dramas em directo (na rua, no trabalho, na cama, no restaurante, na rede social) e transforma a sua vida num noticiário permanente

Ampulheta

E se o tempo for como um corredor? Estou aqui e olho lá para o fundo. Avanço. Tenho pressa, mas não quero chegar. Hesito. Ou quero chegar, mas não tenho pressa. Hesito. Preocupa-me que o tempo se esgote. Quando chegar lá ao fundo, terminará a viagem. O tempo. Porque tudo o que tenho é este corredor. Este tempo. Mas: e se quando chegar lá ao fundo, regressar aqui? Poderia navegar no corredor, daqui para lá e de lá para aqui. Não estaria a ultrapassar os limites do espaço (tempo), mas apenas a gerir o tempo (espaço) que tenho. E se.

Areia

Talvez as memórias sejam como os grãos de areia numa praia: aguardam que o vento venha e disperse, reorganize, proporcione uma ilusão de mudança. Aguardam, e o vento vem sempre.

Dádiva

O homem aproxima-se e entra na esplanada. Pára junto da primeira mesa, faz uma pequena vénia, deseja bom dia, estende uma folha de papel; a pessoa diz obrigado, mas recusa a folha e desvia o olhar. O homem faz uma nova vénia, exactamente igual à primeira, e avança até à próxima mesa. Repete a sua rotina junto de todas as mesas que estão ocupadas. Das sete pessoas a quem é oferecida a folha de papel, duas aceitam; dessas, uma pousa-a na mesa e não lhe volta a tocar; a outra desdobra-a e lê o que está escrito: obrigado pelo sorriso. Nesse momento já o homem caminha lá ao fundo da rua, mistura de fantasma e memória. Das pessoas que estão na esplanada, quatro olham para o telemóvel, uma come um bolo amarelo (seco, sem creme) com gestos lentos e olhar sonhador, uma lê o jornal, uma sorri para uma folha de papel que segura na mão.

Eternidade

Apenas precisamos do tempo que temos: este momento.

Expansão

A liberdade que sinto não cabe em mim: faz-me crescer a partir de dentro.

Fake news

Cada pessoa apenas revela aquilo que acha que a favorece, e esconde tudo o resto. Cada pessoa conta os seus dramas em directo (na rua, no trabalho, na cama, no restaurante, na rede social) e transforma a sua vida num noticiário permanente. Cada pessoa luta para ser líder de audiências. Cada pessoa vai deixando de ser pessoa para se transformar num aglomerado de notícias.

Futebol

Basta um golo para se esquecer uma convicção? Siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiimm.

Máquina

A respiração é um mecanismo. O batimento regular do coração é um mecanismo. O orgasmo é um mecanismo. O arrepio da pele é um mecanismo. A digestão da comida é um mecanismo. Dormir é um mecanismo. Acordar é um mecanismo. Sonhar é um mecanismo. O corpo é feito de mecanismos; e ainda assim, por vezes a máquina consegue ser humana.

Realidade

Há um ponto a partir do qual as fantasias não têm regresso: tornam-se um princípio de realidade. Vamos passá-lo?

Religião

Por vezes, sinto dor. Física, psicológica, emocional. E quando há dor, a filosofia espreita: sinto dor, logo deus não existe.

Sedução

Quando um corpo se disfarça de pessoa. Quando uma pessoa se disfarça de corpo.