Opinião
Estratégia: fundamental em novas empresas
Só uma análise interna e externa criteriosa pode permitir a uma nova empresa obter uma vantagem competitiva
Contrariamente ao que se possa pensar, definir a estratégia de uma empresa não é só essencial para empresas já instaladas no mercado. Também uma nova empresa deve definir uma estratégia que oriente a forma como vai competir no mercado em que se vai inserir. É fundamental pensar a estratégia para obter uma vantagem competitiva sustentável, isto é, ter um desempenho superior aos seus competidores diretos e indiretos.
Antes de uma nova empresa iniciar atividade o empreendedor deve aprofundar a sua análise e conhecimento do ambiente externo, isto é, identificar as oportunidades e ameaças, mas também, as forças e fraquezas da nova empresa. As oportunidade e ameaças, condições favoráveis e desfavoráveis, são externas e não coantroláveis pelo empreendedor.
Para a compreensão do ambiente externo é preciso analisar o macroambiente (ambiente geral) e a indústria (ambiente competitivo). O macroambiente inclui as dimensões legais e políticas, económicas, a tecnologia, a demografia e os aspetos socioculturais. A indústria é o grupo de empresas que produzem um produto/serviço semelhante.
A análise da indústria, permite ao empreendedor reconhecer atratividade, a forma como as empresas já estabelecidas desenvolvem as suas atividades, o potencial de entrada de novas empresas, a existência de produtos substitutos (produtos que satisfazem necessidades semelhantes), bem como a capacidade que fornecedores e cliente têm de influenciarem os preços da própria indústria.
Para a formulação da estratégia da nova empresa o empreendedor necessita, também, de analisar os recursos e atividades desenvolvidas pela própria empresa, isto é, fazer uma análise interna. Essa análise consiste na identificação de todos os recursos que detém bem como das competências que precisa de desenvolver para conseguir competir na indústria em que está inserido.
Só uma análise interna e externa criteriosa pode permitir a uma nova empresa obter uma vantagem competitiva. Importa referir que após a formulação da estratégia o empreendedor precisa de desenvolver um conjunto de ações por forma a implementar a própria estratégia. Essas ações devem ser coerentes e coordenadas ao longo do tempo e sempre monitorizadas por forma a, se necessário, alterar as próprias ações.
A falta de definição da estratégia, tanto a nível da formulação como da própria implementação e monitorização, tem sido um dos principais problemas das novas empresas em Portugal. A definição do caminho a seguir pela empresa só é possível com uma correta definição da estratégia que envolve um trabalho contínuo de análise do ambiente externo e interno da empresa. O empreendedor tem de ter a capacidade para alterar caminho se o ambiente externo ou a configuração dos seus recursos se alterar.