Opinião

II Jornadas Internacionais de Etnografia - Leiria 2022

23 out 2022 15:22

Leiria volta a receber as Jornadas Internacionais de Etnografia, em Monte Real, no dia 12 de novembro

Numa época em que se confunde Etnografia com Folclore, embora o segundo, com obrigação para tal, deve beber conhecimento do primeiro, surge mais uma oportunidade de se aprofundar e partilhar o saber sobre o trabalho de campo que é feito pelos estudiosos e investigadores.

Após o sucesso alcançado em 2021, Leiria volta a receber as Jornadas Internacionais de Etnografia. Esta segunda edição terá lugar no Monte Real Hotel (Monte Real), no dia 12 de novembro, com organização do Agromuseu Municipal Dona Julinha e da Câmara Municipal de Leiria que, edição após edição, pretendem dar mais ferramentas a todos os que promovem e estudam a Etnografia.

Sendo certo que, neste campo, não se podem ignorar os grupos de folclore que para as suas representações e recolhas bebem o conhecimento que a Antropologia, a Etnologia e a Etnografia lhes podem dar, tanto pelo que já foi investigado, estudado e publicado, como pelo conhecimento que vai sendo mais profundo por quem estuda estas temáticas relacionadas com o saber-fazer.

Desta forma, no próximo dia 12 de novembro, com a colaboração de diversas instituições, entre as quais o CEPAE, serão apresentados quatro painéis, num total de 12 oradores de diversas nacionalidades: Alemanha; Brasil; Bolívia; Cabo Verde; Espanha; México; Portugal e Suíça.

Os quatro painéis abordarão os temas: Etnografia na Cerâmica e na Olaria; Saber-fazer da Tradição ao Contemporâneo; Da Música Tradicional ao Mundo Criativo e A importância do Associativismo na Etnografia.

As inscrições são gratuitas, embora limitadas, e devem ser enviadas para o e-mail culturapopular@cm-leiria.pt até ao dia 6 de novembro. Informações mais pormenorizadas do programa, além da divulgação habitual nas redes sociais, comunicação social, etc., também podem ser solicitadas para o referido e-mail.