Opinião

Leitura para a mente

24 jan 2025 16:36

O estigma associado à saúde mental impede que muitas pessoas procurem ajuda, pelo medo de serem julgadas ou incompreendidas

A saúde mental tem crescente relevância nos dias que correm, uma vez que vivemos numa sociedade onde o ritmo de vida acelerado, as pressões sociais e as exigências do dia-a-dia têm um grande impacto no nosso bem-estar emocional. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental não se resume à ausência de doença mental, mas é sim um estado de bem-estar em que o indivíduo compreende as suas capacidades, consegue lidar com o stress diário, trabalha de forma produtiva e é capaz de contribuir para a sua comunidade. Trata-se assim do equilíbrio entre os nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos.

No entanto, alcançar este equilíbrio é um desafio, dado que o stress constante, das responsabilidades familiares e profissionais, e outros fatores, contribuem bastante para o aumento dos seus níveis, podendo desencadear doenças como a ansiedade.

Dados recentes também da OMS indicam que uma em cada oito pessoas vive com algum tipo de transtorno mental, sendo que a prevalência de doenças como a ansiedade e a depressão está a aumentar a um ritmo alarmante, de cerca de 25% desde 2020, conforme o Relatório Global da Saúde Mental. Tal deve-se a fatores como o uso excessivo de redes sociais, que apesar de facilitarem a comunicação, também geram sentimentos de comparação e isolamento.

Além disso, também o estigma associado à saúde mental impede que muitas pessoas procurem ajuda, pelo medo de serem julgadas ou incompreendidas. Felizmente, há várias estratégias eficazes que podem ajudar a melhorar a saúde mental, algumas já conhecidas, como o exercício físico regular e a alimentação saudável. Porém, um recurso muito subestimado é a leitura, que se relaciona muito mais com a saúde mental do que achamos.

A leitura oferece-nos um refúgio ao stress, promove a tranquilidade, estimula a mente, melhora a concentração e fomenta a empatia. Um estudo científico diz que a leitura pode reduzir o stress até 68% e outro mostra que apenas seis minutos de leitura por dia reduz a frequência cardíaca e relaxa os músculos mais tensos.

Fomentar este hábito simples, diariamente, melhora o nosso bem-estar emocional, mostrando que cuidar da saúde mental não se limita apenas a terapias ou medicamentos, mas também a atividades que enriquecem a nossa mente.

A saúde mental é essencial para o nosso bem-estar, tão importante quanto a saúde física. Ao reservar um tempo diário para a leitura, estamos a priorizar a nossa saúde mental e a aproveitar outros benefícios que esta prática oferece. 

Texto escrito segundo as regras do novo Acordo Ortográfico de 1990