Opinião

Música | Máximo – Greatest Hits

10 mar 2023 13:43

Procurem já Máximo – Greatest Hits na plataforma que vos dê mais a jeito e oiçam, oiçam e maravilhem-se com esta compilação dos maiores êxitos deste artista, que por acaso até é um disco de estreia

Nem sei bem por onde começar, tal é o entusiasmo deste cronista acidental com o poder do disco que tem em mãos. Disco, que é como quem diz streaming – olhem, aí está uma boa maneira de começar este texto: procurem já Máximo – Greatest Hits na plataforma que vos dê mais a jeito e oiçam, oiçam e maravilhem-se com esta compilação dos maiores êxitos deste artista, que por acaso até é um disco de estreia. Depois vão querer comprar o vinil ou assistir a um concerto. Vai uma aposta? E pode ser já esta quinta-feira, no Lux, em Lisboa, às 22 horas.

Mas afinal que história vem a ser essa de um álbum de estreia chamar-se Greatest Hits? Trata-se apenas de alguma ironia face a um projeto artístico que levou 10 anos a consolidar e que representa momentos importantes na vida deste rapaz, com apenas 19 anos, que toca piano com uma sensibilidade comovente.

Para aqueles que o acompanharam nestes últimos anos nas diversas atuações ao vivo, irão reconhecer, certamente, alguns dos temas que agora vêm a público – eu, por exemplo, fui um dos espetadores desses concertos íntimos, ainda o Máximo andava, talvez, no 2º ciclo, mas já frequentava a Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, onde terminou o ensino secundário nos cursos de Piano e Composição. Atualmente, frequenta a licenciatura em composição de jazz na Codarts Rotterdam.

Máximo Francisco nasceu aqui ao lado, em Coimbra, tem afinidades com Pombal - terra de boa parte da família. Viveu em Lisboa e foi conhecer o mundo, participando em residências artísticas e masterclasses no México ou no Panamá. Com este andamento todo, e com tantas vivências ainda muito novo, imagino que terá sido inspirador para este artista criar composições tão marcantes, que nos levam para outras paragens, memórias, sentimentos e outras tantas emoções – até a saudade, tão nossa, se ouve neste disco de estreia.

Em Greatest Hits, as mãos de Máximo percorrem o piano com fina subtileza, umas vezes em modo clássico, outras vezes em modo jazz, e ainda acrescentam algum minimalismo e repetição, levando-nos até à música contemporânea. Este lindo disco, com 12 temas originais da autoria de Máximo, tem fotografia de André Cepeda, design de Sonja Camara e foi masterizado por Benjamin Joubert, estando à venda no website https://maximofrancisco.com. Eu, se tudo correr como planeado, lá estarei mais logo no Lux para ouvir Greatest Hits e levar o vinil para casa.

* Texto publicado originalmente na edição em papel do JORNAL DE LEIRIA de 9 de Março de 2023