Opinião

O melhor de Leiria são os seus habitantes

21 jul 2023 11:10

Os leirienses sentem a cidade como sua e principalmente têm muito orgulho nela e gostam de a proteger

Os territórios desenvolvem-se no decorrer dos tempos através das suas histórias de vida. Cidades, vilas e aldeias que nasceram e cresceram ao longo dos tempos e que conseguiram criar um maior ou menor sentido de pertença das suas gentes que as habitam. Esta é uma das mais valias que a cidade de Leiria tem.

Esta sensação de pertença dá identidade aos espaços da cidade, e estes passam a ligar-se às pessoas. As trocas e as relações humanas despertam o sentimento de “cuidar”. Esta apropriação da população pelo seu território é importante na construção dos projetos e para que eles aconteçam realmente.

O sentimento de estar envolvido em qualquer processo traz uma espécie de controlo do seu desenvolvimento e também contribui para a saúde mental e física dos habitantes que se sentem mais acolhidos pelo lugar e, consequentemente, mais pró-ativos.

Os leirienses sentem a cidade como sua e principalmente têm muito orgulho nela e gostam de a proteger. Esta forte relação amorosa que a cidade criou com os seus habitantes é uma mais valia para Leiria.

A cidade traz consigo um magnetismo sentimental e com isso também consegue fazer com que as pessoas que foram estudar ou trabalhar para longe sintam vontade em regressar à casa de partida e oferecer a Leiria tudo aquilo que aprenderam nos quatro cantos de mundo.

A cidade também não é egoísta e por isso não namora só com aqueles que nasceram por cá, ela também consegue criar laços afetivos e fixar no seu território pessoas que vieram de outras cidades e países e que por uma razão ou por outra acabaram por fazer de Leiria a sua casa para viver. Esta dinâmica fortíssima desenvolve a cidade, torna-a mais cosmopolita e inclusiva e também mais inovadora e agregadora.

Na verdade, todos sabemos que o mais bonito que Leiria tem é o seu castelo lá no alto, mas não há dúvida nenhuma que o melhor da cidade são as pessoas que nela vivem, que eternizam a sua história e que fazem de Leiria uma cidade especial. Devemos sempre valorizá-las e orgulharmo-nos delas, principalmente daquelas que já viveram mais anos e que mais contribuíram para aquilo que Leiria é hoje.

Talvez por esta mesma razão o catalão e bioquímico Frederico Mayor que esteve à frente da UNESCO durante 12 anos afirmou que o melhor património do mundo são as pessoas e não os monumentos que são feitos de pedras e estão lá há milhares de anos.

Com a paixão dos seus habitantes a cidade de Leiria respira, transforma-se e consegue criar um caminho que se projeta sempre para o futuro.