Opinião

O que é estratégia empresarial e sua importância

13 jun 2022 15:45

Definir a estratégia requer fazer uma análise externa e interna

Estratégia é como uma empresa pode atingir altos níveis de desempenho nos mercados e indústrias em que opera (Barney (1997).

Estratégia de uma empresa é a teoria de como obter vantagens competitivas (Barney and Hesterly, 2006).

Estratégia corporativa é…, em duas palavras, a vantagem competitiva.

O objetivo do planeamento estratégico é permitir à empresa ganhar, da forma mais eficiente possível, uma margem sustentável sobre seus competidores.

A estratégia corporativa é a tentativa de alterar a força de uma empresa relativamente à dos seus concorrentes, da maneira mais eficaz (Ohmae, 1983).

Estratégia competitiva são ações ofensivas ou defensivas para criar uma posição defensável numa indústria, para enfrentar com sucesso as forças competitivas e assim obter um retorno maior sobre o investimento (Porter, 1980).

É fundamental os gestores e mesmo os empreendedores pensarem e formularem a estratégia das suas empresas. Definir a estratégia requer fazer uma análise externa e interna.

A análise externa inclui analisar o macroambiente e a indústria.

O macroambiente inclui dimensões como politico-legais, economia, tecnologia, demografia, entre outros. Uma indústria é o grupo de empresas que produzem o mesmo produto/serviço.

A sua análise visa identificar a sua rentabilidade potencial através da compreensão das empresas já estabelecidas, da possibilidade de novas empresas entrarem, da influência que os clientes e os fornecedores bem como de outros produtos/serviços de satisfazerem necessidades semelhantes aos consumidores.

A análise interna não é mais que a identificação de todos os recursos e competências da empresa e compreensão de quais os recursos que são estratégicos por forma a permitirem à empresa obter uma vantagem competitiva.

As competências referem-se ao que a empresa faz especialmente bem e é valorizado pelos clientes.

A empresa tem uma vantagem competitiva quando oferece aos clientes mais valor do que as empresas da indústria em que opera.

Nenhuma empresa consegue sobreviver no longo prazo se não tiver uma vantagem competitiva.

No processo de definição da estratégia o gestor tem ainda de desenvolver a visão, missão e objetivos da empresa, bem como a monitorização e avaliação dos resultados obtidos. Importa realçar que o objetivo último da estratégia é a ação/implementação.

É fundamental implementar a estratégia por meio de ações coerentes ao longo do tempo para conseguir uma vantagem competitiva sustentável.

Texto escrito segundo as regras do Acordo Ortográfico de 1990