Opinião

O que nos dá o Desporto,  o que nos dá o Andebol

14 jan 2024 16:27

Não precisamos ter só jovens campeões, a ganhar medalhas ou a levantar troféus, mas precisamos de ser todos saudáveis física e mentalmente

Atualmente, e muito por força do confinamento que fomos sujeitos, a prática desportiva está a ser encarada de forma diferente, não como um momento de lazer, mas cada vez mais como uma necessidade de cura, para o bem-estar físico e emocional.

As tecnologias e o facilitismo das mesmas para servirem de distração, vão contra o esforço necessário para tudo o que envolve manter atividade física com regularidade. Será sempre mais simples estar a ver um filme ou jogar um jogo do que sair para a rua e correr, ir ao ginásio, assim como também será mais fácil para os pais terem os filhos “agarrados ao tablet” em vez de passaram horas a fazer de motoristas para estes terem uma atividade regular e federada. 

O Desporto é por natureza um direito para qualquer ser humano, o desporto sempre será um fator de igualdade, de valores, de aceitação social e acima de tudo de saúde física e mental. Há lugar para todos, há lugar para o lazer e para a competição, mas também para regras e disciplina, que nos ajudam a crescer.

Por vezes assistimos a situações, que em nada dignificam o que é o desporto, mas também é no desporto que muitos dos nossos jovens encontram o seu porto seguro, o seu escape e o caminho para o sucesso pessoal e o Andebol é um exemplo destes casos de sucesso.

O Andebol é um desporto coletivo, que o desconhecido rapidamente diz “agressivo”, sem dúvida de muito contacto, muita luta, mas que dá a oportunidade a cada atleta, cada treinador, cada agente desportivo, ser um melhor Ser Humano a cada dia que passa. No Andebol ganhamos sempre uma família, vivemos experiências de união, de frustração, de desilusão e muita conquista, em que a competição passa para último lugar e o que vem sempre ao de cima é o bem-estar do colega do lado, seja da nossa equipa ou seja da equipa rival.  

Não precisamos ter só jovens campeões, a ganhar medalhas ou a levantar troféus, mas precisamos de ser todos saudáveis física e mentalmente, portadores de bons princípios mensageiros de valores que o desporto, nomeadamente o andebol nos proporciona, só assim teremos uma sociedade mais equilibrada e mais resiliente. 

Para uma sociedade com melhores valores, vamos continuar a criar oportunidades e levar os nossos jovens para a prática desportiva regular. Vamos continuar a formar jovens exemplares.