Opinião

Quanto custa um trabalhador?

26 fev 2016 00:00

Portanto, os custos do trabalho são um “problema” que urge resolver – suponho que num mundo idílico voltando à escravatura.

Durante séculos, a pergunta “quanto custa um trabalhador” era relativamente fácil de responder. Os escravos eram propriedade privada, comprados e vendidos como objetos, sem direito ao reconhecimento da sua Humanidade.

Depois do fim da escravatura em praticamente todo o Mundo (e há relativamente pouco tempo, relembre-se), o custo dos trabalhadores é medido pelo seu salário, acrescido de contribuições que as empresas tenham que suportar. Ouvimos recorrentemente falar dos custos do trabalho como um obstáculo à competitividade da economia e um entrave ao crescimento económico.

O ex-PM Coelho até lamentou não ter conseguido reduzir os custos do trabalho no seu mandato e apontou essa “reforma” como um desígnio para os próximos anos. Portanto, os custos do trabalho são um “problema” que urge resolver – suponho que num mundo idílico voltando à escravatura. Mas serão os custos do trabalho assim tão elevados em Portugal? Um estudo do alemão Macroeconomic Policy Institute divulgado no final de 2015 diz que não.

*Professor e investigador

Texto escrito de acordo com a nova ortografia.

 

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo