Opinião

Taça da Liga

4 fev 2024 10:18

A Liga Portugal tem em Leiria um parceiro à altura, não apenas na colaboração direta ao nível organizativo

O futebol português teve durante uma semana o seu epicentro mediático sediado em Leiria. A Final Four da Taça da Liga monopolizou as atenções com eventos de vária índole. Este é um acontecimento bastante importante para a cidade e para o distrito, através do retorno financeiro direto e indireto.

Esta competição tem revelado ser, ano após ano, um bom investimento da Câmara Municipal, que encontrou uma forma de trazer grandes jogos ao Estádio Municipal, com benefícios diretos na hotelaria, na restauração, no comércio local, etc… A Liga Portugal tem em Leiria um parceiro à altura, não apenas na colaboração direta ao nível organizativo, mas também na criação de uma ligação umbilical com a competição.

Foi possível observar na final que os leirienses (adeptos e clubes) souberam juntar-se aos adeptos do Sporting de Braga e do Estoril, permitindo a presença de mais de 18 mil espetadores nas bancadas. Leiria conseguiu valorizar a final, mas também as meias-finais e todas as outras iniciativas paralelas (fan zone, atividades lúdicas, culturais e desportivas) onde foi possível juntar miúdos e graúdos, sem esquecer algumas instituições da cidade.

A própria APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol), através da sua academia, recebeu na fan zone da Final Four dezenas de jovens de duas instituições de ensino do distrito que tiveram a oportunidade de experienciar as dificuldades de execução inerentes ao desempenho de algumas funções dos árbitros e dos árbitros-assistentes.

Desta forma estimulamos o interesse pela arbitragem e ajudamos a promover a humanização do árbitro junto dos mais jovens. A propósito e ao nível da arbitragem, destaco a presença de dois árbitros jovens em cada uma das equipas designadas pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol. Inês Araújo e André Barreto no Sporting de Braga-Sporting, Ana Rita Linhares e Duarte Ferreira no Benfica-Estoril e Inês Pereira e Diogo Ribeiro na final, foram os eleitos devido ao mérito do seu desempenho no recente Encontro Nacional Árbitro Jovem realizado em Vila Real.

Esta é uma experiência que permite momentos inesquecíveis, por dar a oportunidade de estar por dentro do pré-jogo, jogo e pós-jogo de uma equipa de arbitragem do futebol profissional. Estes são momentos fundamentais de aprendizagem para os mais novos. Este tipo de iniciativa permite um maior desenvolvimento dos mesmos, porque estão em contacto com uma realidade de pressão máxima, que possibilita uma recolha muito abrangente de conhecimento.

É certamente uma boa oportunidade no processo de retenção destes jovens, que buscam a concretização do sonho de construir uma carreira de árbitro de topo. Em suma, e por tudo aquilo que atrás referi, esta foi uma semana onde Leiria deu o exemplo, ao dar um forte contributo para a aproximação dos adeptos dos vários agentes envolvidos no fenómeno futebolístico.