Opinião
“Táxis aéreos” em Monte Real
Seja qual for a opção, haverá sempre opiniões favoráveis, desfavoráveis e outras apenas para gerarem confusão
A 12 de Janeiro de 1967 foi escrita uma carta aberta ao ministro das Comunicações, após uma petição da então Comissão Regional de Turismo, no sentido de serem autorizadas “carreiras de «táxis aéreos»” para Monte Real. Já passaram 56 anos e o assunto continua a ser discutido como mera possibilidade.
Seja qual for a opção, haverá sempre opiniões favoráveis, desfavoráveis e outras apenas para gerarem confusão. Estas últimas, normalmente, surgem de quem defende cores partidárias diferentes da que está no executivo governante.
Basta lembrar que um presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz defendeu o novo aeroporto na Ota e após assumir iguais funções na Câmara Municipal de Lisboa abandonou tal opinião.
O que se discute é o novo aeroporto de Lisboa e não um novo aeroporto para o País. Neste contexto começa o erro. Continuamos a ter Lisboa a dominar. Veja-se o exemplo do Mosteiro da Batalha. Recebe milhares de turistas que não deixam um cêntimo no comércio local da vila.
É certo que o novo aeroporto do País, não de Lisboa, a ser implementado em Monte Real, iria beneficiar toda a região litoral entre Caldas da Rainha e Aveiro, assim como o interior entre Rio Maior e Viseu, e a região fronteiriça entre Ponte de Sor e Guarda. No fundo, iria beneficiar os 100 municípios da chamada região “Turismo Centro Portugal”.
Não existe dúvida que o transporte aéreo é um sector que ajuda a dinamizar a economia e a fomentar o crescimento do emprego. Se aliado ao aeroporto de Monte Real se associar o transporte ferroviário de alta velocidade e as vias automóveis já existentes, Lisboa ficará a pouco mais de meia hora do centro litoral de Portugal, equilibrando o País com quatro aeroportos para servirem as regiões mais populosas.
Os dois principais aeroportos de Paris estão a mais de 50 minutos de comboio do centro da cidade. A capital da Suíça, Berna, está a mais de 1h15 de comboio do aeroporto de Zurique e a mais de 2 horas do aeroporto de Genebra. O aeroporto em Monte Real poderá ser a melhor solução. Contudo, é fundamental estudar o impacto ambiental, social e económico...