Opinião
Vem aí o Festival Monitor 2024!
Parar é morrer, e morrer é coisa que a FADE IN não quer fazer. Pelos menos para já
Ainda estamos a digerir todas as emoções vividas na 13.ª edição do festival EXTRAMURALHAS e já a FADE IN nos lembra que falta pouco mais que duas semanas para a 7.ª edição dos festival MONITOR - Minimal Wave & Post-Punk International Rendez-Vous, que se realiza a 26 de Outubro na Stereogun, em Leiria, claro.
Pois é, parar é morrer, e morrer é coisa que a FADE IN não quer fazer. Pelos menos para já.
Para os mais desatentos, informo que o festival MONITOR é, tal como se pode depreender no seu subtítulo, um encontro internacional de bandas com uma estética musical que abraça ou deriva do post-punk e da minimal wave. E é também, naturalmente, um encontro onde se reúnem, não só amantes destes géneros e estilos musicais, mas sobretudo melómanos de mentes abertas.
O evento é indoor, e o seu âmago tem um vincado perfil urbano ligado a um certo conceito de “clubbing avant-garde”, semelhante a alguns eventos que acontecem em cidades esteticamente arrojadas como Berlim, Varsóvia, Vilnius, Glasgow, Londres, Nova Iorque ou Barcelona.
Leiria tornou-se, assim, também uma cidade onde se ditam tendências. E já não é a primeira vez que bandas que actuam no festival MONITOR são recrutadas para posteriormente integrarem o cartaz do Extramuralhas, como foram os casos, em anos diferentes, dos húngaros Black Nail Cabaret e dos franceses Potochkine e Years Of Denial.
Tal como acontece no grande evento gótico de Agosto, quem vem ao MONITOR volta sempre! Como é hábito, este ano há de novo muita música sofisticada, libidinosa, irreverente e suficientemente rítmica para que abandonemos os nossos corpos à dança que nos expurga e liberta!
Assim, entre as 18h00 e as 21h00 actuam os bombásticos La Boum Brute (França), os sorumbáticos Torch (Dinamarca) e os excêntricos Le Prince Harry (Bélgica).
Depois das 23h00, e após os 120 minutos que sempre se reservam para o jantar, entra em acção o insinuante projecto Night In Athens (Inglaterra), os idiossincráticos Die Selektion (Alemanha), e a lenda da música electrónica transalpina, Chris Shape, acompanhado pela sensual e arrebatadora vocalista portuguesa, Su Eko.
Bilhetes, vídeos e mais informações em https://linkprotect.cudasvc. com/url?a=https%3a%2f%2fwww. fadeinfestival.com&c=E,1,qyol4P UznfWsfhkYPdFbpioRcbwwuMd _81Tb_3GkEw8EfIdT-u8ww1TSel_ Vvu_Bdkg0R2VHQqPOhMKqc4yH3InzEvCvdlPkuGlPx3Dfl_ Pm-_ aB7ubNKw,&typo=1