Saúde

23 médicos reforçam Centro Hospitalar de Leiria

29 ago 2019 00:00

Concurso nacional para recém-especialistas com mais de 300 lugares por preencher.

23-medicos-reforcam-centro-hospitalar-de-leiria-10629

Das 38 vagas disponibilizadas no concurso público do Ministério da Saúde para a categoria de recémespecialistas da área hospitalar, foram ocupadas 23 no Centro Hospitalar de Leiria (CHL), ficando 15 postos de trabalho sem médico atribuído.

“Entrarão no próximo mês de Setembro em funções no CHL profissionais das especialidades de Anestesiologia (dois), Cardiologia (um), Cirurgia Geral (um), Endocrinologia e Nutrição (um), Ginecologia/Obstetrícia (um), Imunoalergologia (um), Medicina Interna (quatro), Nefrologia (um), Neurologia (um), Oftalmologia (dois), Oncologia Médica (um), Ortopedia (um), Pediatria (dois), Pneumologia (um), Psiquiatria (dois) e Reumatologia (um)”, informou ao JORNAL DE LEIRIA o Conselho de Administração do CHL.

Ficaram ainda por preencher as vagas das especialidades de Anatomia Patológica, Cirurgia Vascular, Dermatovenereologia, Doenças Infeciosas, Hematologia Clínica, Medicina Física e de Reabilitação, Psiquiatria da Infância e da Adolescência e Radiologia. No entanto, o Conselho de Administração revela que irão entrar em funções uma Ortopedista, por mobilidade, vinda do Centro Hospitalar Lisboa Norte, e dois Cardiologistas de Intervenção, por contratação directa.

Além disso, encontra-se em processo de autorização, também por contratação directa, um Pediatra, um Anestesiologista, um Ginecologista/ Obstetra e um Ortopedista, refere ainda o CHL. Relativamente à especialidade de Medicina Geral e Familiar, os dez lugares atribuídos ao Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral foram totalmente preenchidos.

A nível nacional, dos 1264 lugares disponibilizados no concurso de primeira época de 2019 foram preenchidas um total de 909 vagas, 305 das quais para Medicina Geral Familiar (das 398 abertas) e 604 para especialidades hospitalares.