Sociedade

A hora muda na próxima madrugada. Saiba como se adaptar

29 out 2022 09:30

Na madrugada deste domingo, os relógios vão atrasar uma hora, dando início ao horário de Inverno. Associação Portuguesa do Sono deixa conselhos.

a-hora-muda-na-proxima-madrugada-saiba-como-se-adaptar
.
Unsplash/ Jon Tyson

Os relógios vão atrasar uma hora na madrugada deste domingo - quando forem duas horas, o relógio deverá ser atrasado para a uma hora - dando início ao horário de Inverno.

A mudança dos ponteiros permite-lhe dormir mais uma hora este fim-de-semana, mas, segundo a Associação Portuguesa do Sono, pode ter consequências.

Para minimizar a transição, a associação aconselha a seguir as rotinas de sono, refeições e actividades conforme o novo horário.

Evitar sestas ao final da tarde, reforçar a exposição à luz natural de manhã e evitar a luz dos equipamentos electrónicos à noite são outros conselhos da para os próximos dias. 

No comunicado enviado às redacções, a associação explica que “o ritmo circadiano de cada um é regulado por vários factores” e, nesse sentido, “a luz natural é um dos mais importantes, influenciando a secreção da melatonina que regula o grau de sonolência na preparação para a noite”.

O presidente da Associação Portuguesa do Sono, Joaquim Moita, explica que a adaptação é variável entre as pessoas, podendo levar uma semana até que se consiga fazer o ajuste.

Nas crianças, acrescenta a pediatra Maria Helena Estêvão, “poderá corresponder a uma alteração dos esquemas horários de deitar e das sestas, sendo que as crianças que têm tendência a acordar muito cedo poderão passar a acordar, pelo novo horário, uma hora mais cedo”.

Sublinhando que a “alteração da hora tem impacto na saúde”, a nota vinca a posição da associação relativamente a este modelo.

“A Associação Portuguesa do Sono defende a adopção permanente do horário de Inverno por apresentar mais vantagens, como mais luz natural ao início da manhã, com efeitos benéficos para o ritmo de sono-vigília pelo maior alinhamento com o ciclo natural luz-escuro (maior facilidade em adormecer e acordar, atenuação do jetlag social), melhoria do desempenho profissional e escolar, melhoria da saúde mental, redução do risco da doença física (cancro, diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, doenças neurodegenerativas, problemas da imunidade), redução do risco de acidentes e provável repercussão positiva para a economia”, justifica.

O horário de inverno termina no dia 26 de Março de 2023.