Desporto

A "melhor edição de sempre" da Meia Maratona de Leiria invade a cidade

2 out 2022 11:04

Mais de 1.400 atletas de todas as idades participam esta manhã nas várias provas da iniciativa

Patrícia Carreira Gonçalves

Há um frenezim na cidade, o 'speaker' e a música deixam antever a animação e as ruas vedadas abrem espaço a centenas de atletas. Dos mais pequenitos aos que correm para bater recordes, dos que alinham na caminhada aos que contam com a ajuda das cadeiras adaptadas 'joelettes' para participar, invadem as ruas leirienses com ambição e ânimo. 

A Meia Maratona de Leiria regressou à cidade do Lis, esta manhã, e o balanço já superou todas as expectativas.

"É a melhor edição de sempre", garantiu o vereador do Desporto, junto à partida onde segundos antes arrancaram 1.400 atletas das provas da meia maratona e de 10 quilómetros. 

Antes, foi a vez dos mais pequenos darem o ar da sua graça. Depois, começou a caminhada. 

Presente "numa das maiores" iniciativas desportivas do concelho, Carlos Palheira enaltece "a dinâmica" do evento que conta com desafios para todas as idades e todos os níveis de preparação física. "Prova que em Leiria o desporto é para todos, um dos pilares fundamentais da candidatura a Cidade Europeia do Desporto", acrescentou. 

Ciente de que o evento "mexe com a cidade" e pode causar "alguns constragimentos nas estradas", garante ainda que "foram criadas alternativas" e enaltece a "dinâmica e importância" do evento. 

Vários quilómetros depois, e aos poucos, as largas centenas de atletas chegam à última reta que atravassa o Jardim de Camões e passam a meta no Largo do Papa. 

Os resultados estão disponíveis neste link