Sociedade

A partir de amanhã, Leiria e 11 outros distritos passam a aviso amarelo de incêndio

12 ago 2021 12:01

Beja, Bragança, Coimbra, Évora, Faro, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Vila Real e Viseu juntam-se a Leiria neste grupo

a-partir-de-amanha-leiria-e-11-outros-distritos-passam-a-aviso-amarelo-de-incendio
.
Ricardo Graça
Redacção/Agência Lusa

A partir da meia-noite de amanhã, 13 de Agosto os distritos de Leiria, Beja, Bragança, Coimbra, Évora, Faro, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Vila Real e Viseu, vão passar a aviso amarelo de risco de incêndio.

A situação prolonga-se até às 23:59 horas de 16 de Agosto, devido ao risco de incêndio potenciado pelas condições meteorológicas previstas.

Segundo a informação da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), “devido ao elevado risco de incêndio”, a Protecção Civil determinou um reforço de meios e um pré-posicionamento nas regiões do Algarve, Centro e Norte.

O Grupo de Reforço para Incêndios Florestais (GRIF) do Porto está pré-posicionado em Macedo de Cavaleiros; o GRIF I de Lisboa em Mangualde; o Grupo de Reforço para Ataque Ampliado (GRUATA) I de Lisboa em Castelo Branco; e o GRUATA II de Lisboa em Quarteira.

Devido à subida de temperatura esperada para os próximos dias e a condições favoráveis à ocorrência e propagação de incêndios florestais, a ANEPC emitiu um aviso à população recordando que, no período crítico de risco de incêndio, até 30 de Setembro, vigora um conjunto de proibições, nomeadamente queimadas e queimas sem autorização, o uso de alguma maquinaria agrícola ou o uso de fogo para cozinhar em espaços rurais em locais não autorizados, além da proibição de fumar ou fazer lume em espaços florestais.

O primeiro-ministro, António Costa, apelou hoje para que os portugueses tenham “cuidados acrescidos” na prevenção de incêndios, num momento onde a meteorologia indica “que os próximos dias serão dias de riscos acrescidos”.

Na terça-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indicou que os valores da temperatura máxima em Portugal continental vão subir até ao próximo fim-de-semana, quando devem ultrapassar os 40 graus em algumas regiões do interior, esperando-se também ao longo da semana um agravamento do risco de incêndio.

O IPMA espera que as temperaturas mais elevadas sejam registadas no interior norte e centro, assim como no interior do Alentejo e em alguns locais do Algarve.

Para o litoral norte e centro é esperada uma subida de temperatura a partir de sexta-feira.

A partir das 12 de quarta-feira e até às 12 de sexta-feira, há sete distritos que vão estar sob aviso amarelo devido ao calor: Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja.

Os valores de temperatura elevados devem manter-se até domingo esperando-se que as temperaturas comecem a descer na segunda-feira, dia 16, mas com grande parte do território ainda com valores de temperatura máxima acima dos 30 graus e as regiões do interior de Castelo Branco e do Alentejo com temperaturas máximas acima dos 36 graus.