Sociedade

A partir de hoje, há descontos nas portagens da A13, a auto-estrada do Pinhal Interior

11 jan 2021 12:20

Medida abrange as ex-SCUT, antigas vias sem custos para o utilizador, e as auto-estradas do interior do País. Confira os descontos previstos. 

a-partir-de-hoje-ha-descontos-nas-portagens-da-a13-a-auto-estrada-do-pinhal-interior

A A13, auto-estrada que serve os concelhos do Norte do distrito de Leiria, é uma das vias abrangidas pelos descontos nas portagem que entram em vigor, esta segunda-feira, dia 11. 


As reduções variam entre os 25 e os 55%, consoante a classe do veículo e o período diurno ou nocturno, e serão aplicadas nas ex-SCUT, antigas vias sem custos para o utilizador, e auto-estradas do interior, como é o caso da A13. 


De acordo com o modelo de descontos aprovado em Outubro pelo Governo, em vigor a partir de hoje, os veículos de classe 1 e 2 terão um desconto de 25% a partir da oitava utilização mensal. O objectivo destes descontos é, de acordo com o Ministério da Coesão Territorial, beneficiar utilizadores frequentes, ou seja, quem vive e trabalha no Interior do país.


Esta redução abrange as seguintes vias: A13 e a 13-1 — Subconcessão do Pinhal Interior; A22 — Algarve; A23 - Beira Interior; A24 - Interior Norte; A25 - Beiras Litoral e Alta; A28 - Norte Litoral; A4 - Subconcessão AE transmontana e A4 - Túnel do Marão.

 
Para os veículos de classe 2, 3 e 4 afectos ao transporte de mercadorias, os descontos já existentes aumentam para 35% durante o dia e 55% durante a noite.


O desconto de 55% abrange igualmente fins-de-semana e feriados e aplicam-se aos lanços onde são aplicados os 25% para a classe 1 e 2, bem como às vias da Concessão do Grande Porto (A4, A41 e A42) e das Concessões Costa da Prata (A17, A25 e A29).


Já os veículos de classe 2, 3 e 4 afectos ao transporte de passageiros por conta de outrem ou público, beneficiam, pela primeira vez, de descontos semelhantes aos do transporte de mercadorias: reduções de 35% de dia e 55% de noite, feriados e fins-de-semana.


Estes descontos aplicam-se aos lanços da A22 e A23, às ex-SCUT do Interior bem como às vias da Concessão do Grande Porto (A4, A41 e A42) e das Concessões Costa da Prata (A17, A25 e A29), tendo o objectivo de incentivar a utilização de transportes colectivos.


De acordo com o Ministério da Coesão Territorial, este pacote de descontos teve em conta a sustentabilidade orçamental necessária para o Governo continuar a reduzir, de forma progressiva, as portagens no Interior do país.