Sociedade

A terra vai tremer na Cercicaper em Castanheira de Pera

8 nov 2022 12:05

Exercício da protecção civil decorre no dia 9, às 11:09 horas em todo o País

a-terra-vai-tremer-na-cercicaper-em-castanheira-de-pera
Exercício decorre no dia 9 de Novembro
DR

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil volta a promover o exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico, denominado A TERRA TREME, no próximo dia 9 de Novembro, às 11:09 horas.

Na região, o Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria vai dinamizar o exercício na sede das instalações da Cercicaper – Cooperativa de Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Castanheira de Pera, ao mesmo tempo que se realizará uma exposição estática de meios técnico-operacionais dos vários agentes e parceiros de protecção civil e demonstração táctica pela equipa cinotécnica da GNR, na Praça da Notabilidade (aberta comunidade em geral).

Este é um exercício publico, que tem como objectivo incrementar a cultura preventiva e a resiliência individual e colectiva da população, tendo por prática a dinamização de três gestos simples (durante um minuto): baixar, proteger e aguardar. Estas medidas podem fazer a diferença a quem os praticar, perante a ocorrência de um sismo e dar a conhecer aos cidadãos as medidas preventivas e os comportamentos de auto-protecção a adoptar: antes, durante e depois de um sismo, refere uma nota de imprensa.

Veja o programa: