Viver

Aberto concurso internacional para direcção do Mosteiro da Batalha

6 set 2022 12:03

Função será desempenhada em regime de comissão de serviço, por um período de três anos

aberto-concurso-internacional-para-direccao-do-mosteiro-da-batalha

A abertura do concurso internacional para a selecção de um director para o Mosteiro da Batalha foi publicado esta terça-feira, 6 de Setembro, em Diário da República. Os candidatos terão agora um prazo de 30 dias úteis para concorrer.

Segundo o aviso, divulgado pela agência Lusa, o concurso visa a selecção internacional para o provimento do cargo de direção intermédia de 1.º grau como director de unidades orgânicas, dependentes da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), em regime de comissão de serviço, para um período de três anos.

A avaliação das candidaturas será feita por um júri que reúne vários especialistas. No caso do Mosteiro da Batalha, o júri é liderado pela subdiretora-geral da DGPC, Rita Jerónimo.

Como critérios de admissão ao concurso, os candidatos terão de possuir o “grau de licenciatura, vinculados ou não à administração pública, com nacionalidade portuguesa ou estrangeira, que possuam habilitações e competências técnicas específicas na área da museologia ou na área patrimonial, adequadas ao desempenho de funções na unidade orgânica para que concorre, assim como aptidão para o exercício de funções de direção, coordenação e de gestão".

Os candidatos terão ainda de apresentar a sua visão de como o equipamento se deve posicionar no contexto cultural/artístico/patrimonial local, nacional e internacional, evidenciando tendências de futuro e fatores de mudança, assim como uma descrição dos objetivos estratégicos, linhas programáticas, programação cultural, estratégia de mediação cultural vinculada a um serviço educativo, plano de comunicação, política de gestão de coleções, estratégia de gestão do património edificado, meios e recursos humanos necessários, estratégias de captação de financiamento de acordo com as linhas disponíveis em fundos públicos, nacionais, europeus e internacionais.

O Mosteiro da Batalha é dirigido por Joaquim Ruivo desde 2013.