Sociedade

Abertura de Tancos ao tráfego aéreo civil beneficiaria Ourém e Fátima e seria alternativa a Lisboa

23 jun 2022 11:20

Pedidos para coesão territorial e melhor saúde no Dia do Município de Ourém

abertura-de-tancos-ao-trafego-aereo-civil-beneficiaria-ourem-e-fatima-e-seria-alternativa-a-lisboa
João Moura, presidente da Assembleia Municipal de Ourém
Página de Facebook da Assembleia Municipal de ourém

O Dia do Município em Ourém, celebrado no dia 20, foi cenário para discursos sobre o estado da Saúde, da coesão territorial e sobre a reconversão da Base Aérea de Tancos, como alternativa ao aeroporto de Lisboa, enquanto a nova infra-estrutura não é construída.

A hipótese já havia sido ponderada no decorrer da cimeira entre as comunidades intermunicipais de Coimbra e de Leiria, em Março, tendo o apoio do Médio Tejo, mas, desta vez, surgiu nas palavras dirigidas pelo presidente da Assembleia Municipal de Ourém à secretária de Estado da Coesão Territorial, Isabel Ferreira, na cerimónia do Dia do Município.

Após sublinhar que “a cidade de Ourém deve ser das cidades com maiores dificuldades de acessibilidade”, dada a distância às principais vias - “é tão estranho, porque a autoestrada passa aqui à porta!” -, João Moura “presenteou” a secretária de Estado com “uma ideia”.

Referiu que o País tem de olhar para os recursos que já tem e “um deles é Tancos”, que está ligado por três auto-estradas e duas linhas de comboio.

“As CCDR do Centro e a de Lisboa e Vale do Tejo têm na sua posse um relatório da OCDE que procura uma infra-estrutura aeroportuária para transporte de mercadorias”.

“Está em Tancos, aproveitem-na por favor”, apelou, salientando que o investimento “será diminuto”, face aos milhares de milhões de euros do novo aeroporto.

A oportunidade foi também aproveitada pelo presidente da Câmara, Luís Albuquerque, para assinalar que 13 mil habitantes locais continuam sem médico de família e que o processo de descentralização de competências na Saúde está a ser “caótico”.

“E a concretizar-se nos moldes em que está preconizado trará evidentes prejuízos e constrangimentos para o município e para os utentes."