Sociedade

Abrigo Familiar: De sopa dos pobres a apoio a idosos e crianças

9 nov 2019 09:00

Instituição de Mira de Aire, no concelho de Porto de Mós, está a comemorar 75 anos.

abrigo-familiar-de-sopa-dos-pobres-a-apoio-a-idosos-e-criancas
Instituição acolhe 51 idosos em lar e 115 crianças em creche, pré-escola e ATL
Maria Anabela Silva
Maria Anabela Silva

A ideia partiu de um grupo de industriais que, no Natal de 1943, desafiou a comunidade local a juntar esforços para criar um apoio para os muitos pedintes que percorriam as ruas da terra a pedir esmola. De “imediato” surgiu um refeitório, que marcou o início da actividade do Abrigo Familiar Casa São José, instituição de Mira de Aire que está a comemorar 75 anos “ao serviço da comunidade”, acolhendo actualmente 51 idosos na valência de lar e 115 crianças em creche, ATL e jardim de infância.

“Temos lista de espera para o lar, mas não temos capacidade para mais. Na área da infância, depois das dificuldades sentidas durante a recente crise, quando tivemos de fechar uma sala do pré- -escolar, por falta de crianças, nota- -se agora um aumento da procura. A imigração tem ajudado”, conta Adelino Ferreira, que está na direcção da associação há 45 anos, sempre como secretário e, desde que se reformou, a tempo inteiro.“Sou o único homem da casa”, brinca o dirigente.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ